//Comer é tão bom que é ‘crime’ morrer-se por isso

Comer é tão bom que é ‘crime’ morrer-se por isso

Há quem morra por não ter o que comer e quem morra por não saber comer (ou não querer saber).

Os números de mortes por falta de alimentos um pouco por todo o mundo, particularmente em regiões de África e sobretudo vitimando crianças, choca-nos. Por vezes reagimos contribuindo para campanhas, mas pouco mais podemos fazer. ‘Outros’ sim, poderiam fazer alguma coisa e não fazem, mas essa é outra ‘discussão’.

É preciso lembrar também no enorme desperdício de comida para o qual NÓS próprios contribuímos, mas essa é, também, outra ‘discussão’.

O que, de facto, me leva a escrever estas linhas relaciona-se com os resultados de um estudo onde se conclui que morrem por ano, em todo o mundo, quase 11 milhões de pessoas devido a dietas não saudáveis. Ou seja, por não saberem ou não se preocuparem em saber comer.

O estudo realizado pelo Instituto de Medições e Avaliações de Saúde, em Seattle, Estados Unidos da América, revela que entre as mortes relacionadas com má alimentação 45% ou seja, cerca de metade, são pessoas com menos de 70 anos e a maioria está relacionada com ataques cardíacos, cancros e diabetes tipo 2.

Causa apontadas: comer pouca fruta e vegetais e também o excesso de sal. Mas outros estudos alertam para os perigos da obesidade, causada pela ingestão de mais calorias do que as necessárias ou, se quisermos, pelo facto de não ‘gastarmos’ as que comemos, por estarmos demasiado tempo sem atividade física.

Comer em excesso porque “está tão bom”, comer muitas gorduras porque “sabe tão bem”, carregar no sal “para dar aquele tempero” são comportamentos de quem TEM comida.

Não comer frutas, legumes e vegetais e desperdiçar comida, são comportamentos de quem TEM outras comidas.
E a grande maioria dos que comem, normalmente, gostam de comer. Dos que gostam de comer, muitos, gostam tanto de comer, que esperam fazê-lo durante muitos e muitos anos.
Ora, se comer (e beber) é tão com, porque é que se come muito e mal, apressando o momento em que damos fim ao prazer de comer?

Definitivamente: comer é tão bom que é ‘crime’ morrer-se por isso.
Acácio Ferreira