//‘Coisas Nossa à Mesa’ em Póvoa do Lanhoso

‘Coisas Nossa à Mesa’ em Póvoa do Lanhoso

Evento de sabores (gastronómicos e vínicos) quer captar novos visitantes para o concelho.

O Município da Póvoa de Lanhoso programou um conjunto de fins-de-semana gastronómicos para potenciar a economia ligada à restauração e fomentar o desenvolvimento do turismo cultural e de natureza que o território oferece. A captação de novos visitantes através de um festival de sabores promete animar a vila povoense ao longo do ano.

Póvoa de Lanhoso possui uma gastronomia tipicamente minhota. Contudo, refere a autarquia, diferencia-se pela mistura de ingredientes que coloca na confeção dos seus pratos: o saber, a memória, a herança e o amor, tudo com o intento de proporcionar uma experiência única de saborear os alimentos com deleite e com prazer aos nossos visitantes.
O cabrito assado no forno, o bacalhau ‘à Vítor’, ‘o bife à Romaria’, o arroz de frango ‘pica no chão’ são alguns dos muitos pratos de cozinha regional que pode degustar acompanhado de um harmonioso, fresco e intenso vinho verde característico desta região.

Esta iniciativa integra-se num conjunto de atividades de promoção das qualidades turísticas da gastronomia local, aliadas a outras áreas de relevância cultural e patrimonial.
O executivo pretende envolver neste projeto os restaurantes, a hotelaria, os produtos vinícolas, o artesanato, a riqueza patrimonial, estreitando laços, para que Póvoa de Lanhoso seja vista como um recanto gastronómico do Minho de excelência.

O evento arrancou com o cozido à portuguesa (em fevereiro) mas seguem-se: o cabrito à S. José; os Petiscos Tradicionais; o Senhor Bacalhau; o Bife à Romaria; a Massa à Lavrador e as Papas de Sarrabulho e os Rojões.

Para saber as datas, as iguarias propostas e os restaurantes aderentes aceda a: https://www.povoadelanhoso.pt/eventos/