//‘Coimbra é uma lição’ de sabores e tradição

‘Coimbra é uma lição’ de sabores e tradição

Título de ‘Região Europeia da Gastronomia 2021’ foi atribuído à Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra.

A adaptação das primeiras palavras escritas por José Galhardo e popularizadas por Amália na canção ‘Coimbra’ serve, sobretudo, para nos lembrar a ‘lição’ que nos é facultada pela tradição de 19 municípios, aqui representada pela herança dos sabores das gentes dos territórios que vão da Serra da Estrela à beira-mar do Centro de Portugal.

Depois de um excelente trabalho de preparação, apresentação e acompanhamento da candidatura, a Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra recebeu em Bruxelas, como já se esperava, o título de Região Europeia da Gastronomia 2021, atribuído pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT).

Agora, como disse ainda em Bruxelas Sandra Simões, técnica de formação da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra “temos de começar a trabalhar já, porque em 2021 queremos estar em plena velocidade de cruzeiro. Daqui até lá temos ações para implementar”.

E sublinhe-se que entre estas está “o desenvolvimento de ações de formação para os agentes locais e criação de um documento orientador para a organização de eventos”, referiu Sandra Simões.

Ana Paula Pais, atual Diretora Coordenadora no Turismo de Portugal e até há pouco tempo Diretora da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra (EHTC), publicou na sua página de facebook  uma mensagem de parabéns na qual refere que  “A Escola de Coimbra (EHTC) teve, e terá, um papel central neste processo, colocando o conhecimento e as competências da sua equipa ao serviço do desenvolvimento da região em que se insere. Este é sem dúvida o papel da Escola: colocar o conhecimento ao serviço das instituições e das empresas, criando valor para as pessoas. Expresso um agradecimento especial à CIM de Coimbra por ter acreditado que a equipa da Escola de Coimbra estava à altura deste desafio.

Interveniente no processo, na qualidade de Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, Olga Cavaleiro, igualmente no facebook, manifestou-se “ FELIZ pelo grande contributo das CONFRARIAS da Região Centro nesta conquista! Parabéns a toda equipa, orgulho pelo trabalho e pelo empenho de todos!”

Já Pedro Machado, Presidente do Turismo Centro de Portugal, aproveitou a oportunidade para lembrar que “uma região que alia o leitão da Bairrada à chanfana, à lampreia, ao cabrito assado e a outras iguarias únicas e que presenteia o palato com os pastéis de Tentúgal, os pastéis de Lorvão ou as barrigas de freira, é uma região a acrescentar e a subir de valor, mesmo em preço, e de podermos vir a ter produtos mais bem pagos na nossa região”, acrescentou.