A Makro arranca o novo ano com um novo projeto e disponibiliza agora a clientes e parceiros uma variedade de Citrinos Ancestrais.
Trata-se de produtos muito procurados e apreciados pela alta cozinha os quais, devido à sua raridade e escassez, apresentam um preço mais elevado, contudo o seu aproveitamento é total e a logística de comercialização exige um processo mais rigoroso.
De forma a ser possível o controlo do stock e qualidade, e respeitar o calendário de produção/comercialização, os artigos têm dias específicos para pedidos e entregas nas lojas. Os produtos já se encontram disponíveis para encomenda e a Makro acredita que os Citrinos Ancestrais vêm dar resposta às mais diferentes necessidades dos clientes do canal HoReCa.
Entre os produtos referidos pode encontrar-se produtos de referência como, Limão Caviar, Dragonfly, Bergamota, Yuzu, Mão de Buda, Tâmaras Medjool, Meyer, Ponderosa, Calamondin, Limequat, entre outros.
Mão de Buda (na capa da notícia)
Trata-se de uma fruta cítrica de casca grossa e aparência estranha que não possui sementes nem sumo.
Detentora de uma fragrância forte e agradável e da casca podem ser feitos alguns tipos de doce. A provável região de origem da fruta é o noroeste da Índia e acredita-se que foi a primeira fruta cítrica conhecida pelos europeus.
Possui cálcio, fibra, fósforo e vitamina C e as nuances cítricas da sua casca realçam o sabor de molhos ou temperos.
Limão Caviar
Um dos citrinos mais valorizados na alta cozinha, de sabor profundo e bem acídulo. O nome vem da forma da polpa, semelhante às ovas de caviar e que, revelam o seu sabor acidulado quando rebentam na boca quando se mastigam. São utilizadas para perfumar os pratos. Também se pode preparar os frutos em pickles. Os frutos são alongados, cilíndricos e medem entre 4 e 8 cm de comprimento.
Limequat
O Limequat é um fruto híbrido, agridoce, que resulta do cruzamento da lima com o kumquat. Tem uma pele fina e aromática, de sabor adocicado, próxima da do kumquat mas com uma cor entre o verde e o amarelo; já a polpa, embora agridoce, tem praticamente a acidez da lima.
kumquat – pertence à família do citrinos, tem polpa agridoce, enquanto a casca é amarga.
You must be logged in to post a comment.