//Cidade do Vinho ‘vai’ ao Alentejo
Pinhel cidade do vinho

Cidade do Vinho ‘vai’ ao Alentejo

Pinhel leva os seus vinhos para ‘harmonização’ com o presunto de porco alentejano, em Ourique.

O Município de ‘Pinhel- Cidade do Vinho 2020/22’ é o convidado da edição deste ano da Feira do Porco Alentejano, que vai decorrer no próximo fim-de-semana (25, 26 e 27 de março), na vila alentejana de Ourique.

Dando seguimento à tradição de interação com outros territórios rurais, o Município de Ourique convidou Pinhel para ser o concelho em destaque na XIV edição da Feira do Porco Alentejano, dedicada à problemática das Alterações Climáticas e, em particular, ao impacto da seca na agropecuária extensiva.

cidade do vinho

O facto de Pinhel ter “uma forte tradição agrícola e vitivinícola” e de a autarquia trabalhar no sentido de “valorizar e promover as potencialidades do concelho, afirmando os vinhos locais como o grande embaixador do território”, foram os motivos que levaram à escolha de Pinhel para município convidado. Recorde-se que também o Município de Pinhel convidou Ourique a participar na Feira das Tradições, realizada de 25 a 27 de fevereiro, no intuito de fomentar as relações de parceria entre dois concelhos que, embora distantes geograficamente, têm estratégias semelhantes no que diz respeito à valorização e promoção dos recursos e dos territórios.

pinhel

Tal como aconteceu em Pinhel, também em Ourique vai haver harmonizações entre os Vinhos de Pinhel e o Presunto de Porco Alentejano, dois produtos de excelência que, como ficou demonstrado, combinam na perfeição.

 

Pinhel Cidade do Vinho 2020/22

Esta ‘reciprocidade’ de visitas foi promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), atendendo ao facto de o município de Ourique ter aderido recentemente à AMPV e ser esta entidade quem atribuiu, em 2019, o título de ‘Cidade do Vinho’ à autarquia da Beira Interior e resultou da votação dos municípios associados presentes em Assembleia própria para o efeito.

A pandemia de Covid-19 impossibilitou a concretização do programa de atividades que deveria acontecer em 2020, situação repetida em 2021 mas que se espera possa concretizar-se durante o corrente ano de 2022.

Recorde-se que já foram ‘Cidade do Vinho’ oito municípios: Palmela (2009); Beja (2010); Viana do Castelo (2011); Vidigueira (2013); Barcelos (2014); Lagoa (2016); Madalena do Pico (2017) e Peso da Régua (2019).
Promovida pela AMPV, esta iniciativa leva à elaboração e execução de um programa anual de ações culturais, de formação e de sensibilização, ligadas ao vinho.

O concelho de Pinhel encontra-se entre os 350 e os 600 metros de altura em relação ao nível do mar e é banhado pelo rio Côa. Pinhel pertence ao distrito da Guarda, região Centro e sub-região da Beira Interior Norte, com aproximadamente 3 500 habitantes, também conhecida por Cidade Falcão.