AMPV aceita candidaturas até 21 de junho e anuncia o projecto vencedor a 28 do mesmo mês de 2019.
A iniciativa ‘Cidade do Vinho’, promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), tem o objetivo de contribuir para valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns da cultura da vinha e do vinho e de todas as suas influências na sociedade, paisagem, economia, gastronomia e património, de forma a permitir um melhor conhecimento mútuo entre os Portugueses.
De acordo com ‘Regulamento’, as atividades e iniciativas a realizar no âmbito da candidatura deverão mobilizar a comunidade da região e incentivar a sua participação ativa, assim como da sociedade civil, empresarial e cultural local e regional, todos unidos em torno do projeto.
Poderão apresentar candidatura, qualquer um dos mais de oito dezenas de municípios associados da AMPV, embora a candidatura a selecionar deva preferencialmente corresponder a uma região vitivinícola diferente da ‘Cidade do Vinho’ do ano anterior.
Dever-se-á ainda ter em conta que, uma mesma Cidade (município) não pode ser nomeada por duas vezes consecutivas como “Cidade do Vinho”.
Entre o conjunto de iniciativas incluídas na candidatura, devem constar a organização dos seguintes eventos:
Dia dos Reis; Gala Cidade do Vinho 2020; Organização do XIII Aniversario da AMPV a 30 de Abril; Gala de Eleição da Rainha da Vindimas Nacional; Dia Europeu do Enoturismo – 08 novembro 2020 e Encontro de Confrarias filiadas na Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, Federação das Confrarias Gastronómicas Portuguesas e CEUCO.
Desde a edição de 2019, que elegeu Peso da Régua como ‘Cidade do Vinho 2019’, são membros do júri de avaliação das candidaturas à Cidade do Vinho, neste caso de 2020, todos os municípios associados da AMPV com as quotas em dia.
Desde 2009 já foram ‘Cidade do Vinho’: 2009 – Palmela; 2010 – Beja; 2011 – Viana do Castelo; 2013 – Vidigueira; 2014 – Barcelos; 2016 – Lagoa; 2017 — Madalena do Pico; 2019 — Peso da Régua.
Este galardão não foi atribuído em anos de eleição da ‘Cidade Europeia do Vinho’, promovida pela RECEVIN – Rede Europeia de Cidades do Vinho. Em 2012 – Palmela, em 2015 Reguengos de Monsaraz e em 2018 TorresVedras/Alenquer.