//‘Cidade do Vinho 2020’ e… 2021

‘Cidade do Vinho 2020’ e… 2021

AMPV prolongou para 2021 o estatuto de Pinhel como ‘Cidade do Vinho’.

A atual situação de pandemia levou a direção da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) a decidir, por unanimidade, o prolongamento para 2021 do estatuto de ‘Cidade do Vinho’ atribuído a Pinhel para o corrente ano de 2020.

Este município, o primeiro da Beira Interior a conquistar esta distinção será, assim, ‘Cidade do Vinho’ em dois anos seguidos, na sequência da impossibilidade de realizar o programa de atividades previsto na candidatura apresentada.

Em declarações ao Jornal dos Sabores, Rui Manuel Ventura, presidente Câmara Municipal de Pinhel, revelou que o município “recebeu com enorme satisfação a notícia de que a Associação de Municípios Portugueses do Vinho aprovou por unanimidade a decisão de prorrogar para o ano de 2021, o título de Cidade do Vinho 2020 conquistado por Pinhel.

Esta decisão, reveladora de um profundo sentido de justiça, vai de encontro à expetativa do município de Pinhel que se empenhou em dignificar a AMPV, o concelho de Pinhel e os seus produtores através do título Cidade do Vinho”.

O autarca pinhelense recordou a ampla e diversificada programação que em devido tempo foi apresentada à comunicação social e confessou que “o município viu toda a expetativa e investimento gorados, fruto do atual contexto pandémico causado pelo COVID19”. Mas firmou existirem fortes expetativas de “ainda conseguirmos concretizar algumas das iniciativas que estavam programadas, durante o ano de 2020, embora a concretização dessa expetativa esteja dependente da evolução da situação epidemiológica. Mas uma coisa é certa. Estamos ainda mais determinados, com mais vontade do que nunca, em homenagear o nosso principal embaixador: o vinho, mas também todos aqueles que, no concelho de Pinhel, trabalham arduamente a terra, transformando a paisagem, transformando o produto, transformando o concelho e as nossas vidas”.

Em Julho de 2019 a candidatura de Pinhel foi eleita vencedora como resultado da votação dos municípios associados da AMPV. A ‘Cidade do Vinho 2020’ foi ‘oficializada’ em cerimónia que decorreu no passado dia 25 de janeiro em Peso da Régua, onde se realizou a Gala de Encerramento da ‘Cidade do Vinho 2019’ distinção atribuída àquela cidade do Douro.