//Cidade do Vinho 2019 “abriu os braços ao Douro”

Cidade do Vinho 2019 “abriu os braços ao Douro”

Peso da Régua assinalou o arranque da programação da ‘Cidade do Vinho 2019’ com os “braços abertos ao Douro”.

José Manuel Gonçalves, presidente da Câmara Municipal, referiu-se a este desafio como um projeto de território, que se alarga a toda a região demarcada do Douro, reafirmando assim o ‘compromisso’ declarado aquando da conquista do galardão instituído pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV).
O autarca reguense agradeceu o contributo dos parceiros deste desafio, com quem partilha o orgulho de cumprir um desiderato, que será fundamental para a afirmação de Peso da Régua e do Douro no País e no Mundo.
Com o Auditório Municipal completamente cheio, José Manuel Gonçalves acrescentou às parcerias locais e regionais, um conjunto de compromissos de plena colaboração, assumidos publicamente e com particular entusiasmo por parte dos presidentes da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, da Comunidade Intermunicipal do Douro, do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto e do Instituto da Vinha e do Vinho.

A Gala Cidade do Vinho 2019 terminou com a degustação do biscoito generoso, criado pela Escola Profissional de Desenvolvimento Rural do Rodo, que se apresenta em forma de pequena parra, com uma agradável textura e um equilibrado sabor a vinho do Porto (de produção própria) que integra os ingredientes.

Autarcas de Torres Vedras marcaram presença
O município de Torres Vedras, ‘Cidade Europeia do Vinho 2019’ (juntamente com Alenquer), marcou presença nesta cerimónia com uma delegação de cerca de meia centena de autarcas entre presidente e vereadores da Câmara e presidentes e outros eleitos das Freguesias e outros convidados.

Esta é a primeira vez (em 10 edições) que um município duriense foi eleito ‘Cidade do Vinho’ nesta iniciativa promovida pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho, desde 2009, com o objetivo de valorizar a riqueza, a diversidade e as características comuns dos territórios associados à cultura do vinho e de todas as suas influências na sociedade, na paisagem, na economia, na gastronomia e no património.

O programa anual da ‘Cidade do Vinho 2019’ apresenta um leque alargado de atividades em áreas como a promoção, negócios, vinho e gastronomia, cultura e desporto, destinadas a diferentes públicos, internos e externos.

Saiba mais em: www.cidadedovinho2019.pt