Festival aromático com provas de aromas e sabores conta com a presença da ‘Master Chefe’ Lígia Santos.
Cabeceiras de Basto oferece, no próximo dia 28 de julho, a partir das 10h00, nos Claustros do Mosteiro de S. Miguel de Refojos, ‘Cheira bem, cheira a Cabeceiras’, um festival aromático com diversas atividades para toda a família e que contará com a presença de Master Chef Lígia Santos, Raquel Viana, Diana Vilela, Quelha Branca, Dentada Produções, entre outros.
O programa arranca às 10h00, com um Workshop de Arte Floral (Raquel Viana); segue-se, pelas 11h00, um Workshop de bolachinhas e compotas beneditinas (Quelha Branca); às 12h00 arranca o Workshop de Bolos de Leite, típicos dos casamentos na Beira Baixa (Dentada Produções); após o almoço, pelas 14h30 irá decorrer o Showcooking com Lígia Santos, direcionado à restauração/culinária, com produtos da Arboreto e Olfactus; pelas 15h30 acontece o Workshop de nutrição (Diana Vilela); às 16h00 arranca o Workshop de hipnose clínica (Diana Vilela); e pelas 16h30, mais um Showcooking com Lígia Santos, desta vez direcionado a bares, Escolas de Hotelaria, Cafetarias, preparando refrescos ou águas aromatizadas e chás gelados, com produtos da Arboreto e Olfactus.
Em exposição estarão empresas diversas como Bio Granel, com exposição e degustação de granolas; a Quelha Branca, com exposição e degustação de bolachinhas e compotas; a Olfactus, com exposição de ervas condimentares; a Casa de Encosturas, exposição e venda de licores e compotas; Raquel Viana, com exposição de flores e workshop; Apetece Começar, com exposição e degustação de framboesa; e Dentada Produções, com exposição e degustação de bolinhos de leite.
‘Mosteiro de Emoções’
O programa ‘Mosteiro de Emoções’ tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural estende-se até julho de 2019, e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.