//Chefe Silva e os Municípios I (Biografia 23)

Chefe Silva e os Municípios I (Biografia 23)

Depoimentos de autarcas das Câmaras Municipais de Amares, Seixal e Alcobaça.

Refere, sempre com sublinhada ‘vaidade’ que nasceu em Caldelas, no concelho minhoto de Amares. Em retribuição, foi muito justamente homenageado pela;

Câmara Municipal de Amares

“Por onde quer que ande, onde quer que esteja, nunca se esquece de referir que é natural de Caldelas e do Concelho de Amares.”

Em Junho de 2004, o Órgão Executivo da Câmara Municipal de Amares deliberou, por unanimidade, atribuir a Medalha de Valor e Mérito – Grau Ouro, ao Sr. António Silva (Chefe Silva).

Esta decisão do Órgão Executivo, confirmada posteriormente pela Assembleia Municipal, foi o reconhecimento do Concelho de Amares e das suas gentes ao Homem que levou longe o nome de Amares, a sua gastronomia, as suas raízes, a sua identidade.

Ao Chefe Silva, o Concelho de Amares ficará eternamente grato. Que seja muito feliz!

José Barbosa
Presidente da Câmara Municipal de Amares

 

De norte a sul de Portugal, Câmaras Municipais e outras autarquias solicitam a sua presença, que se repete regularmente, quer pelo reconhecimento da utilidade da sua intervenção, quer pela oportunidade que nunca perde, de fazer novas amizades.

Aqui ficam alguns depoimentos exemplificativos;

Câmara Municipal do Seixal

…“A Câmara Municipal galardoou o Chefe Silva, como é conhecido, com a medalha de mérito cultural atribuída em 2001.”

É com grande satisfação que a Câmara Municipal do Seixal conta desde há largos anos com a participação do Chefe António Silva em diversas actividades relacionadas com a gastronomia do concelho. São exemplo a sua presença como elemento do júri no Concurso de Doçaria do Município, entre 1994 e 2000 e também na Festa da Gastronomia do Seixal, onde participa desde 1993.

É sempre com muito profissionalismo e simpatia que dá a sua opinião, ajudando desta forma a melhorar a qualidade gastronómica dos restaurantes do Município. Por todo o seu empenho e dedicação, a Câmara Municipal galardoou o Chefe Silva, como é conhecido, com a medalha de mérito cultural atribuída em 2001.

Alfredo Monteiro
Presidente da Câmara Municipal do Seixal

 

Câmara Municipal de Alcobaça

“É um homem que vai ficar na história da nossa gastronomia…”

Em 1999 quando idealizámos a Mostra de Doces Conventuais, a primeira pessoa a quem recorremos foi ao Chefe Silva, ele já tinha colaborado com a Câmara em eventos anteriores, com outro executivo camarário. Prontamente disponibilizou-se e assim começou uma longa e profícua colaboração!
Fui com ele a vários programas de televisão e o carinho que todo o pessoal dos vários programas demonstraram por ele é enternecedor, mas ele merece porque é um Homem Grande. É um homem que vai ficar na história da nossa gastronomia, um grande Chefe de Cozinha, outros surgiram, mais novos, mais audazes, mas ele é uma figura INCONTORNÁVEL, nenhum se iguala a ele, porque vai ser sempre uma referência, foi o primeiro, viajou pelo mundo a divulgar a nossa cozinha, aquilo que temos de bom na nossa gastronomia!
Felicito o autor do livro por se ter lembrado de Homenagear um grande Chefe de Cozinha Português, com uma edição que retrata o seu percurso profissional.
Ao Chefe Silva desejo-lhe tudo de bom, e espero que este livro lhe faça justiça e o deixe na história como um dos grandes do nosso tempo.

Alcina Gonçalves
Vereadora da Câmara Municipal de Alcobaça

(Nota – Os textos aqui reproduzidos foram publicados em livro em 2008 pelo que poderão verificar-se ‘desatualizações’)

 

Chefe Silva – Biografia, tem o patrocínio de:

Do valor dos patrocínios, 25% é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.

Pode consultar todos os capítulos já publicados em:
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/