//Chefe Silva – Biografia (15)

Chefe Silva – Biografia (15)

Júlio Isidro
Produtor e apresentador de Rádio e Televisão

“O programa estava cheio de vedetas e ele era na altura, sem sombra de dúvidas, uma das grandes vedetas da televisão”.

No início da década de 80 Júlio Isidro convidou o Chefe Silva a integrar a equipa
do programa Grafonola Ideal, na Rádio Comercial.
O autor e apresentador, com a criatividade que sempre o caracterizou “inventou”, para o seu convidado, a rubrica Caçarola Ideal, espaço onde uma vez por semana eram divulgadas receitas de ouvintes anónimos ou artistas da canção nacional.
Quanto ao convite ao Chefe “era evidente que eu sabia que tinha ali mais um avançado centro. O programa estava cheio de vedetas e ele era na altura, sem sombra de dúvidas, uma das grandes vedetas da televisão” recorda Júlio Isidro acrescentando que “com a sua forma peculiar de comunicar pode dizer-se que passou a ser também vedeta da rádio. Prova disso era a simpatia com que o público, maioritariamente jovem, o recebia na Febre de Sábado de Manhã”, outro programa de Júlio Isidro na Comercial que, com a Grafonola, marcaram a rádio da época.

O comunicador evoca outras razões para o convite já que “eu tinha uma grande admiração por ele, porque o sabia um self-made-man e eu tenho muito respeito pelas pessoas que seguem trajetórias como a dele, ainda por cima pela via da honestidade e do trabalho”.
Já com o programa a conquistar o país, decidiu-se então avançar com uma rubrica, na altura muito inovadora, que passava por envolver os artistas da época, com eles preparar uma refeição e, enquanto isso, entrevistá-los.
A última intervenção fazia-se quando a refeição já estava praticamente preparada e supostamente pronta a ser servida. Supostamente porque, na verdade, ela era servida apenas depois das 13 horas quando Júlio Isidro e António Barra se juntavam ao artista convidado e à equipa do exterior constituída por um técnico, o Chefe Silva e Carlos Ribeiro ou Margarida Mercês de Melo.

Júlio Isidro criou a expressão “vamos comer a revista” quando, após as sessões fotográficas para a Teleculinária, respondiam ao convite do Chefe “e nos deslocávamos ao estúdio para comer o que tinham acabado de fotografar”.
Habitual era, também, passarem horas em convívio em casa do Chefe, na Póvoa da Galega onde “comíamos coisas fantásticas, a maior parte das vezes preparadas não por ele, mas pela esposa a D. Graça. Lembro-me de a ver com pequenas queimaduras do azeite quente com que fritava pequeninos pastéis de bacalhau e mini rissóis, que eu até levava para casa pois vivia sozinho e aquilo dava-me imenso jeito”.
Sorrindo, olha em frente e deixa encadear as memórias que o levam ao período em que era o autor e apresentador do Clube Amigos Disney, cujos escritórios ficavam na Defensores de Chaves, e ia almoçar ao restaurante Super Chefe, onde estava a D. Graça na cozinha.

E porque rebuscar no arquivo das memórias tem destas coisas, inevitavelmente muda a expressão quando refere alguns momentos mais tristes relacionados “com a doença da D. Graça e com a notícia, transmitida pelo filho, de que a mão havia falecido. Lá estive, como amigo que sou, a acompanhar o Chefe naqueles difíceis momentos do velório e do funeral”.

Desafiado, Júlio Isidro aceita terminar o depoimento falando do homem: “É…um português que já está em vias de extinção. Um homem que vem de um país analfabeto a atrasado, mas com consciência de que vem dos portugueses grandes descobridores. Ele partiu à descoberta da sua própria vida, comendo o pão que o diabo amassou. A vida dele foi feita com sangue suor e lágrimas.
Hoje, muitas vezes procura-se que seja sem suor, sem lágrimas e com muitas golpadas, com o ‘sangue’ dos outros
.

Nota – Os textos aqui reproduzidos foram publicados em livro em 2008 pelo que poderão verificar-se ‘desatualizações’

Chefe Silva – Biografia, tem o patrocínio de:

Do valor dos patrocínios, 25% é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.

Pode consultar todos os capítulos já publicados em:
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/