//Cerveja artesanal: ‘Nortada’ em Cabo Verde
cerveja Nortada

Cerveja artesanal: ‘Nortada’ em Cabo Verde

Depois de ter chegado a França, Suíça e Canadá, a cerveja artesanal Nortada, produzida no Porto, está agora disponível em Cabo Verde.

A Fábrica de Cervejas Portuense, produtora da marca Cerveja Nortada, deu mais um importante passo no processo de internacionalização, estando agora presente no mercado cabo-verdiano através de uma parceria estratégica com a empresa local de distribuição de bebidas MB – Garrafeira. Este é um importante passo no acelerar do processo de crescimento e expansão da marca, que pugna pela abertura de portas à criação de sinergias com vista à internacionalização.

Pedro Mota, CEO da Fábrica de Cervejas Portuense, afirmou que “a Fábrica de Cervejas Portuense e a Cerveja Nortada vêm como parte da sua missão o crescimento e o progresso do setor cervejeiro em Portugal, mas também fora dele, possibilitando cada vez mais o acesso a mercados exteriores. Vemos a internacionalização da Nortada para mais um país como uma importante alavanca para potenciar o crescimento da marca, sendo este especial por ser o primeiro parceiro no continente africano. Temos na MB – Garrafeira um parceiro que partilha o gosto por boa cerveja e que quer levar a cerveja Portuguesa de qualidade a todos os cabo-verdianos”.

cerveja Nortada

 

Por sua vez, Mário Mariano, Manager da MB – Garrafeira, explicou que “a Nortada é o parceiro ideal e permite disponibilizar em Cabo Verde uma grande diversidade de produtos de gama artesanal que nos abrem um novo ciclo de crescimento e consolidação neste país dos PALOP”, concluindo que “é com grande honra e satisfação que assinalamos este acontecimento”.

Além de Cabo Verde, a Nortada está também disponível noutros países como França, Suíça e Canadá. O mercado de internacionalização está em crescimento e a empresa continua a perseguir a entrada em novos países. Atualmente, a Nortada produz sete estilos de cerveja na sua gama permanente, em barril e em garrafa, que são vendidos em mais de 250 pontos de venda do canal HoReCa (Hotéis, Restaurantes e Cafés) e nos maiores grupos de hipermercados, tais como Auchan, Continente, Froiz e El Corte Inglés. A marca aposta também numa dinâmica de lançamentos frequentes com a criação regular de cervejas de edição limitada.

cerveja artesanal Nortada

Já em 2019, a marca lançava a primeira cerveja aromatizada com flores de cânhamo, Cannabis Sativa L, produzida em Portugal, a Bob Barley. O lançamento desta edição especial foi acompanhado por um concerto dos Soul Rebel, uma banda tributo ao mítico cantor jamaicano.

“Na Nortada, procuramos sempre inovar e desafiar-nos a nós e aos consumidores a provar algo diferente. Foi por isso que decidimos fazer uma cerveja com cânhamo (Cannabis Sativa L), para criar uma cerveja com um aroma e sabor arrojado“, afirma Pedro Mota.

A produção de toda a Cerveja Nortada é feita em pleno centro histórico da cidade do Porto, num espaço que, para além de ser uma unidade de produção, funciona como espaço de restauração onde qualquer pessoa pode experimentar as cervejas da marca enquanto observa a produção da mesma.

 

Cervejas artesanais com mais de 600 mil consumidores

Um estudo TGI da Marktest, realizado em 2018, demonstra que as cervejas artesanais são consumidas por mais de 600 mil indivíduos. O estudo quantificou, na primeira vaga de 2018, em 640 mil indivíduos que consomem cerveja artesanal, um valor que representa 8% dos residentes no Continente com 18 e mais anos. Entre a população masculina a penetração deste tipo de produto demonstra-se superior quando comparado com a população feminina (10.8% e 5.0%, respetivamente).

O consumo de cerveja artesanal mostra-se também bastante distinto consoante a classe social, com os indivíduos das classes mais altas a revelarem taxas de consumo quase duas vezes o valor médio.