//Cerveja aromatizada com flores de cânhamo feita em Portugal

Cerveja aromatizada com flores de cânhamo feita em Portugal

Chama-se Bob Barley, a primeira cerveja aromatizada com flores de cânhamo – Cannabis Sativa L – produzida em Portugal.

O lançamento desta edição especial irá acontecer na Fábrica Nortada, dia 23 de fevereiro, e vai ser acompanhado por um concerto dos Soul Rebel, uma banda tributo a Bob Marley.

Esta edição, para além das quatro matérias-primas base (água, malte, lúpulo e levedura), foi aromatizada com flores de cânhamo, uma planta da família do lúpulo. O resultado é uma cerveja com sabor e aroma distintos, de onde se realçam as notas ervais. Tal como as restantes cervejas da Nortada, a Bob Barley não é filtrada nem pasteurizada, para que possa manter intactos tanto o sabor como o aroma.

A Bob Barley, fruto de uma óbvia relação com a cultura jamaicana, pretende espelhar e reafirmar o caráter divertido, informal e o espírito jovem da marca e desta cerveja, que estará inicialmente disponível apenas na Fábrica Nortada, num total de 2 mil litros (THC <0,2; 5% de teor alcoólico e IBU 20). Para além dos clássicos da marca, estas edições especiais como a Bob Barley são um produto do trabalho e da pesquisa de uma equipa de produção orientada pela Mestre Cervejeira Diana Canas, a primeira portuguesa com formação da escola alemã VLB. Pedro Mota, CEO da Cerveja Nortada, comentou: “Na Nortada, procuramos sempre inovar e desafiar-nos a nós e aos consumidores a provar algo diferente. Foi por isso que decidimos fazer uma cerveja com cânhamo (Cannabis Sativa L), para criar uma cerveja com um aroma e sabor arrojado. É com muito gosto que anunciamos este novo estilo que estará disponível em exclusivo no nosso espaço, e em pontos de venda especializados. Para celebrar, vamos lançar a cerveja num evento festivo que culmina com um concerto de uma banda tributo a Bob Marley, com entrada livre. Assim, convidamos todos a virem à nossa Fábrica, na Rua Sá da Bandeira, no dia 23 de fevereiro, para poderem provar e brindar com esta edição limitada antes que esgote.” A cerveja Nortada está presente em todo o país, com mais de 500 pontos de venda do canal horeca e nos maiores grupos de hipermercados. No ano de 2018 duplicou tanto a receita como o número de pontos de venda, face a 2017. Para 2019 pretende investir em novos tanques de fermentação, expandindo a capacidade de produção anual para 2 milhões de litros.