//Celebrar a sidra em Ponte de Lima
sidra

Celebrar a sidra em Ponte de Lima

A Avenida dos Plátanos será o ‘palco’ do festival ‘Sidrama’, que promete juntar mais de 100 sidras, de produções nacionais e internacionais, em Ponte de Lima.

De 26 a 28 de agosto, a sidra é a bebida em destaque no centro histórico da vila mais antiga do país, no distrito de Viana do Castelo. A iniciativa é organizada pelo município e pela OG&Associados e a entrada é gratuita.

Apesar de nem sempre tida como uma bebida tipicamente portuguesa, a sidra é um produto produzido no país há vários séculos e, atualmente, tem-se vindo a verificar um crescimento sistemático do seu consumo a nível nacional.

 

sidra

 

Vale de Cambra, Carrazeda de Ansiães, Castelo Branco, Bombarral, Vila Real e sidras madeirenses, que têm associadas a denominação IGP, são algumas das produções a nível nacional representadas no evento.

A nível internacional, o certame conta com produções oriundas de Itália, Finlândia, Suécia, Áustria, Letónia, Catalunha, Astúrias, Cantábria, Galiza e País Basco.

Entre os projetos a nível local, a Nua Cider, que utiliza as maçãs das quintas da região para produzir sidras e devolve o benefício da venda aos proprietários, para estes cuidarem e tratarem das macieiras, merece o devido destaque.

Na programação do festival estão ainda programados workshops e harmonizações, degustações comentadas, showcookings, bancas de streetfood e muita música, de bandas, artistas e DJs como Tony Perry, Omiri, Rosa Mimosa y sus Mariposas, Carlos Fontoura ou Mok Grovove, entre outros.

 

Imagens: Festival Sidrama