A ‘Campanha da Cereja do Fundão’ regressa em junho com um programa preenchido e rico em iniciativas turísticas e gastronómicas, sempre ligadas ao ex-libris da região, a cereja do Fundão.
Promovida por aquele município, a campanha decorre mais uma vez durante os meses de junho e julho, com a realização de várias iniciativas que têm como objetivo reforçar o valor da Cereja do Fundão e promover atividades ligadas ao turismo e à gastronomia, fazendo da região um local atrativo para visitar durante o verão.
O programa em torno da ‘Cereja do Fundão’ é vasto e envolve diversas iniciativas que passam pelo Festival Gastronómico, Rota Gastronómica, Festa da Cereja, Turismo Ativo e de Experiências, entre outras tantas.
O mês de junho inicia com o Festival Gastronómico ‘Fundão, Aqui Come-se Bem – Sabores da Cereja’, que decorre de 1 a 30 de junho, e sugere vários restaurantes e pastelarias da região, com menus e doçaria que incluem este fruto e que, pela primeira vez, este ano inclui bares.
Os estabelecimentos aderentes podem ser consultados em: www.saboresdacereja.visitfundao.pt.
A ‘Festa da Cereja’ tem data marcada entre 10 e 12 de junho e conta com atividades como teatro, animação de rua, concertos, passeios pelos pomares, live cooking e artesanato.
Alcongosta vai ser palco, mais uma vez, de um vasto programa de iniciativas que simbolizam, durante os três dias de festa, o universo deste fruto.
De 16 de junho a 2 de julho, irá realizar-se em Lisboa e no Porto, mais uma edição da ‘Rota Gastronómica da Cereja do Fundão’, em restaurantes que apresentarão nos seus menus pratos originais com a cereja do Fundão. A edição de 2022 conta já com a confirmação de participação de alguns prestigiados restaurantes como o ‘Fortaleza do Guincho’ do chef Gil Fernandes, a ‘Taberna da Esquina’ do chef Vítor Sobral, o restaurante ‘DOP’ do chef Rui Paula, entre outros.
‘Campanha da Cereja do Fundão’ – Turismo Ativo e de Experiências
O Turismo ativo e de experiências assume também grande relevância na ‘Campanha da Cereja do Fundão’ e quem visitar a região terá a possibilidade de realizar diversos programas turísticos, talks and walks, voos de balão pela região do Fundão, passeios de tuk tuk (Cereja Tour), apadrinhamento de cerejeiras, aluguer de cestas de piquenique e passeios ‘descubra por si’ (BTT, a pé e de carro).
Através do site https://visitfundao.pt/ é possível fazer a inscrição utilizando o formulário disponível e colocar questões diretamente no chat da página.
Os produtos do Fundão e as experiências podem ser adquiridas online em: https://www.produtosdofundao.pt.
Sob o mote ‘A Cereja do Fundão projeta os sonhos, as aspirações e os desejos das pessoas’, o município propõe ainda a viagem à Cerejeira dos Desejos, onde qualquer pessoa poderá colocar o seu desejo na cerejeira. Haverá etiquetas disponíveis no Posto de Turismo para que todos os que queiram possam participar nesta ação. O desejo é escrito na etiqueta e depois colocado na cerejeira.
Através da plataforma online de venda de cereja, www.produtosdofundao.pt, lançada em 2021, é possível adquirir também outros produtos do concelho como queijos, enchidos, vinhos, licores, compotas, azeite ou doces. O Apadrinhamento de Cerejeiras, campanha lançada pela autarquia, está igualmente disponível no mesmo site: https://www.produtosdofundao.pt/produto/apadrinhamento-de-uma-cerejeira-do-fundao/
Imagem: Visitfundão
You must be logged in to post a comment.