//Casa das Talhas na Vidigueira

Casa das Talhas na Vidigueira

Adega Cooperativa inaugurou espaço que valoriza técnicas ancestrais de vinificação.

A Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito (ACVCA) inaugurou um novo espaço que valoriza a oferta enoturística e preserva a memória das artes associadas à produção de Vinho de Talha.

A Casa das Talhas, um investimento que ultrapassa os 375 mil euros, foi financiado a 90% pelo Programa Valorizar do Turismo de Portugal e constitui uma aposta na promoção do desenvolvimento turístico e económico da região alentejana, precisamente quando está em curso um projeto de candidatura desta prática milenar de vinificação a Património Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Denominada ‘Casa das Talhas – Centro de Valorização e Dinamização do Vinho de Talha’, este novo espaço permite conhecer o processo de produção artesanal trazida pelos romanos para o Alentejo há dois milénios e oferece visitas guiadas com provas de vinhos à Casa das Talhas, à Adega, às Ruínas de S. Cucufate, ao Convento de Nossa Senhora das Relíquias e às vinhas centenárias dos produtores, que, nas últimas duas colheitas, têm produzido os Vinhos de Talha da ACVCA.

Na inauguração, José Miguel Almeida, presidente da ACVA, fez questão de sublinhar que a Casa das Talhas se assume como“um centro de conhecimento do que se faz na Adega e que conjuga 60 anos de história com mais de 2000 mil anos da arte de fazer vinho de talha”.

O presidente da Câmara Municipal de Vidigueira, Rui Raposo, congratulou-se com o aparecimento desta oferta enoturística, “que se junta às outras que o município criou, nomeadamente a Rota, os programas digitais promovidos e o Centro Interpretativo do Vinho de Talha, que se prevê ficar concluído até final do ano, contribuindo, todos eles, para a promoção do território”.

Ceia da Silva, presidente da Turismo do Alentejo, destacou a enorme importância do enoturismo, atualmente, na oferta turística dos territórios.

A partir de novembro, a Casa das Talhas estará de portas abertas, todos os dias da semana, para visitas efetuadas por marcação prévia, entre as 10h e as 16h.

Fotos: invinoviajas.com e Adega Cooperativa de Vidigueira, Cuba e Alvito