//Cartaxo e o Vinho
cartaxo

Cartaxo e o Vinho

O campo, o bairro e a lezíria, com o rio aos pés, atribuem ao Cartaxo uma grande riqueza paisagística. A cultura da vinha e a produção de vinho estiveram desde sempre ligadas ao concelho.

 

Concelho

Situado no coração do Ribatejo, ocupa uma área de 160 km2 e tem uma população de quase 25 mil habitantes.

 

Região

Pertence à região vitivinícola do Tejo e possui duas zonas distintas: o Campo, onde predominam as castas brancas, e o Bairro, onde predominam as tintas.

 

Vinho

Um dos principais alicerces de progresso e de desenvolvimento do concelho, o vinho tem uma longa tradição no Cartaxo. Ao longo dos tempos, o concelho tem vindo a conquistar um lugar relevante no quadro da produção nacional de vinhos de qualidade.

O concelho do Cartaxo é marcado pela beleza dos campos agrícolas, em especial pela vinha, quer a ocupar grandes extensões de terreno, quer a desenhar pequenas e perfeitas linhas nos campos dos pequenos produtores.

O desenvolvimento do concelho do Cartaxo esteve, desde sempre, ligado à cultura da vinha e à produção de vinhos. “Cartaxo – Capital do Vinho” é um projeto lançado pela Câmara Municipal em 2002, cujo principal objetivo é dinamizar e desenvolver uma das grandes potencialidades do concelho: o vinho.

O projeto pretende dar a esta atividade económica o merecido destaque, assim como fortalecer outras áreas associadas ao setor, designadamente o turismo, a gastronomia e a cultura regional.

É conhecido sobretudo pelos seus vinhos tintos encorpados, complexos e macios, que resultam essencialmente de castas como Touriga Nacional, Trincadeira, Castelão e Aragonez.

 

Gastronomia

O pão de trigo e de milho são a base da gastronomia local. Bacalhau assado, misturadas e sopas de grão são alguns dos pratos típicos, sendo que na zona ribeirinha o sável, a fataça ou a enguia destacam-se da ementa.

 

Oferta Enoturística

 

Valada e o rio Tejo

O Cartaxo é dotado de uma paisagem que alia a beleza dos campos ao encanto quase secreto do rio Tejo e das suas margens sinuosas. Além das vinhas e terrenos agrícolas, a água marca a paisagem natural de um concelho que vive à beira Tejo.

Valada e a aldeia da Palhota são pontos de passagem obrigatória e oferecem a possibilidade de um passeio de barco pelo rio Tejo.

 

Museu Rural e do Vinho

O Museu Rural e do Vinho do Concelho abriu as suas portas em 1985, com o principal intuito de valorizar e divulgar as tradições associadas ao mundo rural, em particular à cultura da vinha e à produção do vinho.

Situado no Complexo da Quinta das Pratas, este espaço constitui um dos locais de maior interesse do concelho, reunindo elementos que permitem conhecer a história e a tradição da terra, assim como as principais atividades que contribuem para a preservação da identidade deste concelho.

O museu possui diferentes espaços temáticos, entre os quais uma taberna tradicional, reconstituída com todos os elementos característicos deste espaço de convívio.

 

Feiras e Eventos

 

Festa do Vinho

Contribui para a preservação da identidade local e para a promoção dos vinhos.

 

Feira de Todos os Santos

Desde o século XVII que há registos da realização desta feira no Cartaxo.

 

Festas da Cidade

Celebram a elevação do Cartaxo a cidade e enaltecem as tradições mais ribatejanas.

 

Rei e Rainha das Vindimas

Concurso que tem como objetivo a valorização e divulgação dos usos e costumes do concelho.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV