//Cartaxo – Caspiada

Cartaxo – Caspiada

Bolo típico da Freguesia de Pontével do concelho do Cartaxo, feito de massa de pão com sabor a canela.

O segredo deste bolo está guardado pelas mulheres de Pontével que levam a massa ao forno, em folhas de couve.

 

Um pouco de história
Trata-se de um bolo cujas origens remontam aos tempos mais antigos e de maiores dificuldades financeiras. Verdadeiramente, trata-se de um doce que nasceu no seio das famílias mais pobres desta freguesia que, querendo presentear e fazer um agrado aos seus familiares, mas não dispondo de meios financeiros suficientes para adquirir determinados ingredientes necessários à confeção de doçaria e que também escasseavam, passaram a aproveitar as sobras da massa do pão e a adicionar-lhe um pouco de açúcar louro, azeite, raspas de limão e canela em pó e, depois de tudo bem envolvido e amassado, levavam o bolo a cozer em forno de lenha, em cima de uma folha de couve-galega ou folha de figueira, polvilhada de farinha.
Assim, o bolo ficava mais tostado ou crocante e com a textura da folha de couve desenhada na sua base, o que o torna um doce típico, único, de sabor e características inigualáveis.

 

Harmonização
Para acompanhar esta iguaria singular, propomos a harmonização com o vinho Bridão Colheita Tardia Branco 2016 da Adega Cooperativa do Cartaxo, produzido com as castas Fernão Pires e Arinto. Este vinho apresenta um aroma complexo de boa intensidade, sugerindo frutos tropicais, citrinos, mel e de sabor Intenso, frutado, doce e fresco, com final agradável e persistente, tornando-se um companheiro ideal para degustar a caspíada.
Para que esta degustação seja plena de deleite, recomendamos que o Bridão Colheita Tardia seja servido fresco a uma temperatura de cerca de 10ºc.

 

 

(Conteúdos produzidos pelo município do Cartaxo, para ‘Harmonizações, histórias e Memórias’, aquando da comemoração dos ‘20 Anos da Gastronomia Património Cultural’ (2020), promovida pela AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho)

 

Para conhecer a Receita, clique Aqui.