//Carregal do Sal e o Vinho
carregal do sal

Carregal do Sal e o Vinho

Carregal do Sal é um concelho de clima ameno, de vasta riqueza histórica, patrimonial, religiosa e paisagística, onde predominam o pinheiro manso e as vinhas, fatores e potencialidades determinantes para o seu desenvolvimento económico.

 

Concelho

No interior centro do país, eis que encontramos Carregal do Sal. Um concelho com cerca de 10 mil habitantes e uma área aproximada de 120 km2.

 

Região

Situado no distrito de Viseu, na zona planáltica da Beira Alta, entre as Serras da Estrela e do Caramulo é limitado, a Norte pelo Rio Dão, e a Sul pelo Rio Mondego. Integra a Região Demarcada do Vinho do Dão.

 

Vinho

A tradição vinícola no Concelho vem de tempos ancestrais, mas constitui ainda hoje uma atividade referência que catapulta o seu desenvolvimento. São várias as quintas existentes no território concelhio onde se produzem vinhos de qualidade reconhecida.

As empresas do setor não param de crescer. Nos últimos anos mais dois nomes se juntaram aos produtores concelhios totalizando oito:

Dão Sul / Cabriz; União Comercial da Beira / Quinta do Cerrado; Peter Eckert / Quinta das Marias; Magnum – Carlos Lucas Vinhos L.da / Ribeiro Santo; Raquel Camargo Mendes Pereira / Quinta Mendes Pereira; Quinta da Mariposa L.da / Mariposa, Dom Vicente Vinhos e Pedra Cancela. Todos eles continuam a investir no Concelho e a conquistar cada vez mais apreciadores do néctar do Dão.

Vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes que resultam essencialmente de castas Tinta Roriz, Touriga Nacional, Encruzado e Malvasia Fina.

 

Gastronomia

À mesa, o Concelho apresenta o pão, as azeitonas, os torresmos da feira, o cabrito assado à Cabriz, as enguias à Piano, o bacalhau à Salinas, o leitão assado, o queijo de ovelha, os bolos tortos de Cabanas de Viriato e mais recentemente, o pastel Pinha d’Ouro. Para aperitivo, Ginja Victor.

 

Oferta Enoturística

Casas solarengas e sítios arqueológicos integrados em circuitos (Pré-histórico Fiais/Azenha, Arqueológico da Cova da Moira, Percurso Patrimonial das Cimalhinhas e Percurso Patrimonial de Chas); Núcleo Museológico do Lagar de Varas, do Complexo Patrimonial de Cabris e das Escolas Primárias testemunham a ligação do Homem à Natureza.

O Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria e a Casa do Passal, ex-residência do Cônsul Aristides de Sousa Mendes, Monumento Nacional atualmente em fase de reabilitação, constituem outros motivos de visita.

Assim como o Parque Alzira Cláudio, na vila sede – estrutura moderna e multifacetada que se apresenta como um espaço de convívio, confraternização e de lazer multigeracional.

A Dão Sul – Sociedade Vitivinícola S.A., inspirada na Quinta de Cabriz, propriedade inserida numa paisagem bucólica em que as vinhas estão cercadas por pinhais, afirma-se como um vasto complexo vitivinícola que conjuga de forma harmoniosa os vinhos de qualidade e o Enoturismo, colocando ao dispor dos visitantes adega, restaurante, loja de vinhos, salas para eventos (incluindo empresariais), provas de vinho e azeite.

 

Feiras e Eventos

 

Festas do Concelho

Realizadas no mês de julho, têm a duração de 9 dias e integram a Feira Industrial e Comercial de Carregal do Sal.

 

Carnaval de Cabanas de Viriato

Genuíno cartaz turístico, com a tradicional Dança Grande ou Dança dos Cús. Tradição remonta a 1865.

 

Feira da Pinha e do Pinhão / Saberes e Sabores de Terras de Carregal do Sal

Valorização do pinheiro manso e do pinhão e divulgação dos produtos endógenos do território.

 

Queima da Comadre e do Compadre

Única na região, esta tradição cultural realiza-se em Alvarelhos, na sexta-feira que antecede ao fim de semana do Carnaval.

 

Festa da Nossa Senhora Dos Milagres

De cariz religioso, a Festa realiza- -se anualmente a 15 de agosto, no Santuário com o mesmo nome, em Laceiras, freguesia de Cabanas de Viriato.

 

Marchas dos Santos Populares

 

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV

 

Imagem: Wine Magnum