//Carne Barrosã Grelhada

Carne Barrosã Grelhada

A receita proveniente deste património genético é simples mas ancestral (Confraria da Carne Barrosã)

É o nosso confrade chefe Silva natural de Amares (área social de produção da Carne Barrosã), concelho onde as fartas e prolongadas refeições que se realizam com carne Barrosã, são uma boa forma de tratar problemas, reconciliar pessoas e acima de tudo unir amigos. Por tudo isto, a receita proveniente deste património genético é simples mas ancestral.
Confraria da Carne Barrosã

Como refere a Confraria, esta é uma forma de confeção simples, ‘herdada’ dos tempos em que bastava sal, tal como agora se propõe para garantir uma degustação plena desta iguaria que, como costuma dizer-se, “se derrete na boca”.

A Carne Barrosã DOP é, como a sigla indica, um produto com Denominação de Origem Protegida pela União Europeia desde 1996.

Tratando-se de uma carne muito apreciada, está sujeita a que se venda «gato por lebre» como se costuma dizer, ou seja, uma qualquer carne de muitissimo menos qualidade, dizendo-se que é Barrosã. Para não se deixar enganar e saber onde a pode encontrar dentro das condições que a denominação exige, consulte:

http://carnebarrosa.com/comercializacao

 

RECEITA

Ingredientes
1 Kg de carne barrosã, sal grosso, verduras e batata a gosto.

Preparação
Arranje a carne e corte nacos. Tempere com sal grosso. Arranje as verduras e coza-as em água temperada de sal. Grelhe depois a carne na brasa tendo o cuidado de a deixar mal passada. Retire da grelha e sirva com as verduras.

 

 

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa (Dory Reserva tinto 2016)

Touriga Nacional, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot são as castas que compõem este tinto definido pela fruta madura, seja no nariz, seja na boca, madeira integrada na perfeição e encorpado q.b.. Tudo boas razões para acompanhar este prato de carne grelhada na brasa e temperada apenas com sal.
Dory Reserva tinto 2016
https://adegamae.pt

 

Patrocínio:

(25% do valor do patrocínio é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)

Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/