//Cantanhede – Leitão à Bairrada e Bolo de Ançã

Cantanhede – Leitão à Bairrada e Bolo de Ançã

Leitão à Bairrada ou à Moda de Covões e Bolo de Ançã cuja origem se perde no tempo.

Leitão à Bairrada
Leitão à Bairrada ou à Moda de Covões (onde, segundo alguns, teve origem o tão famoso leitão da Bairrada), é um prato obrigatório em casamentos e na mesa das festas populares e religiosas anuais, em todo o Concelho.
Bolo de Ançã
É um Bolo de confeção simples, com ingredientes naturais (ovos, farinha de trigo, açúcar, manteiga e canela), de reconhecida qualidade, estando no processo de fabrico artesanal – amassado manualmente e cozido em forno de lenha – o seu verdadeiro segredo.

Um pouco de história
A origem do Bolo de Ançã perde-se no tempo, tendo o segredo do seu fabrico sido transmitido de pais para filhos.
Este fabrico tradicional, mantido durante gerações de boleiras, torna-o num produto típico daquela Vila, conhecido e apreciado em todo o país.
Como produto característico de uma localidade, pretende-se que a sua confeção continue a ser a mais fiel e genuína, preservando as características únicas que o tornaram num famoso património gastronómico.

O Leitão terá começado a ser assado na freguesia de Covões, há pouco mais de cem anos, e segundo um documento do início do século XX, passou a ser comercializado a partir de uma encomenda feita pela Sociedade das Águas de Luso.

Harmonização
Bolo de Ançã:
– Marquês de Marialva – Espumante Bruto Blanc de Blancs
– Marquês de Marialva -Vinho Licoroso Singular,
(vinhos da produção Adega Cooperativa de Cantanhede)
Leitão à Bairrada:
– Marquês de Marialva – Espumante Bruto Blanc de Noirs Baga 2017
– Marquês de Marialva – Espumante Bruto Bical e Arinto Reserva 2015
(vinhos da produção Adega Cooperativa de Cantanhede)
– Arcos do Marquês – Espumante Bruto da Produção da Quinta do Pingão.

 

 

‘Memória de Sabores’ – Homenagem às Boleiras de Ançã
Desde há muitos anos que viajantes e turistas o compram às boleiras, que com os seus açafates recheados de bolos dourados se tornaram figuras típicas da Vila de Ançã, cuja presença nos mercados e feiras da região é habitual desde há muitas décadas.
Assinalamos o 20º aniversário da elevação da Gastronomia Portuguesa a ‘bem imaterial do património cultural de Portugal, com uma homenagem às Boleiras da Vila de Ançã pela memória perpetuada, de geração em geração.

Saiba mais sobre Gastronomia
https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/pagina/866/Gastronomia-do-Concelho

Enoturismo
https://www.cm-cantanhede.pt/mcsite/pagina/870/Enoturismo

(Conteúdos produzidos por este município para ‘Harmonizações, histórias e Memórias’, aquando da comemoração dos ‘20 Anos da Gastronomia Património Cultural’, em julho 2020, promovida pela secção de gastronomia da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho)