//Caminha – Rota da Rabanada

Caminha – Rota da Rabanada

Há 32 ‘especialidades’ para provar por Âncora e Vila Praia de Âncora, Lanhelas, Seixas, Moledo, Gondar, Vilar de Mouros e Caminha.

É o regresso da Rota da Rabanada no concelho de Caminha, esperando-se os habituais muitos visitantes para apreciarem as variações deste monumento da gastronomia portuguesa, de tradição secular, que nasce a partir de uma simples fatia de pão. Só por terras de Caminha contam-se 32 especialidades para provar neste roteiro apoiado pela autarquia.

No concelho de Caminha a rabanada é um doce com tradição e está presente à mesa na consoada de todos os caminhenses. Desde a sua criação, a ‘Rota da Rabanada’ tornou-se uma das atrações gastronómicas do concelho nesta altura do ano. Esta iniciativa tem como objetivos promover a gastronomia, dinamizar o comércio e a economia local.

Até 31 de Dezembro, a Rota da Rabanada de Caminha passa por cafés, pastelarias, mercearias, hotéis e restaurantes da sede de concelho e também por Âncora e Vila Praia de Âncora, Lanhelas, Seixas, Moledo, Gondar, Vilar de Mouros. Aqui são, naturalmente, consideradas as ‘melhores rabanadas do mundo’ e a verdade é que apresentam ‘mil e uma maneiras de as confecionar’.

 

Entre as novidades da edição deste ano está a rabanada recheada com gelado e caramelo salgado. Mas a oferta passa por rabanadas com vinho do Porto, frutos secos, chila, recheadas com maçã, recheadas com abóbora, com doces de ovos ou fios de ovos…

A base da receita é (quase) sempre a mesma: “Um doce de pão de trigo em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho (no Minho usa-se vinho verde tinto ou branco) ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel”.

A iniciativa tem como objetivos, sublinha a autarquia, “promover a gastronomia, ao mesmo tempo que se dinamiza o comércio e a economia local”.

E, já agora, fique a saber que existe em Portugal a Confraria Gastronómica da Rabanada, que pode ser ‘encontrada’, por exemplo, aqui: https://www.facebook.com/ConfrariaGastronomicadaRabanada