//Câmara procura ‘Doce Cabeceirense’

Câmara procura ‘Doce Cabeceirense’

Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto lançou, no passado dia 11, um concurso para a criação de um Doce Cabeceirense.

O desafio surge depois de uma ação de formação realizada com duas dezenas de formandas com vista a aliar a memória de uma alimentação de afetos ao uso dos produtos da terra. A autarquia espera que venha a aparecer um doce ou bolo, concebido com ingredientes locais de modo a incentivar a inovação das pastelarias cabeceirenses.

A Câmara Municipal de Cabeceiras de Basto sublinha que o objetivo é incentivar a inovação das pastelarias cabeceirenses e sensibilizar os agentes económicos e a população para a importância estratégica dos produtos endógenos, em especial, o mel, as ervas aromáticas, o vinho verde, o leite, as frutas e outros produtos endógenos com destaque para o codorno, uma pera de inverno, com tradição nesta região.

Esta iniciativa acontece como consequência dos resultados obtidos com um ação de formação realizada em parceria com o IEFP, designada ação modular Vida Ativa Emprego Qualificado de Pastelaria Conventual, que decorreu entre maio e dezembro de 2018. Participaram mais de duas dezenas de formandas, com o objetivo de criar o futuro Doce Cabeceirense.

No programa formativo participaram alguns convidados especiais, para enriquecerem e inspirarem os participantes, como Chefes e Mestres Pasteleiros. Durante os meses de março e abril será desenvolvido o produto e no dia 18 de maio o júri fará a avaliação das propostas a concurso.

‘Mosteiro de Emoções’

Esta atividade decorre no âmbito do programa ‘Mosteiro de Emoções’ que tem como elemento central o Mosteiro de S. Miguel de Refojos, magnífico monumento beneditino em Cabeceiras de Basto. Dirigido a um público diversificado, o programa desenvolve-se em três eixos temáticos Cultura/Artes Performativas, Gastronomia/Sabores e Saúde e Bem-Estar que aliam a itinerância, a combinação e a diversidade. Este vasto programa cultural estende-se até julho deste ano e assenta em parcerias alargadas que vão desde as instituições locais a diversas entidades regionais e nacionais.

Mais informações, normas e inscrição no concurso https://cabeceirasdebasto.pt