//Caldudo, uma receita perdida

Caldudo, uma receita perdida

O caldudo é uma receita quase esquecida do receituário português que sobrevive na memória e no testemunho dos mais velhos.

As castanhas foram de grande importância na alimentação tradicional em regiões como Trás-os-Montes ou na Beira Interior devido à sua abundância, ao seu alto valor calórico e à versatilidade do seu uso.

O caldo de castanha, ao qual se dá o nome de caldudo, é feito à base de castanhas piladas, forma tradicional de secagem que consiste em colocar as castanhas nos caniços, estruturas de varas ou canas suspensas sobre as lareiras das cozinhas, onde, por ação do calor e do fumo, as castanhas secavam.

O tempo que as castanhas demoravam a secar dependia da altura a que o caniço estava colocado sobre as lareiras, da quantidade, e do fogo em si.

Depois de secas eram descascadas ou pisadas no pilão, sendo por esta operação que chamamos piladas às castanhas secas.

As castanhas piladas tiveram grande importância nas zonas em que cultura do castanheiro assumia grande interesse económico e eram normalmente associadas a outros alimentos, usos e costumes.

O caldudo desempenhava um papel indispensável na alimentação, uma vez que fazia parte do almoço dos trabalhadores rurais, antes de irem para o campo.

Para a sua confeção junta-se as castanhas piladas com água e um pouco de sal, depois de cozidas, esmagam-se com um garfo, obtendo-se uma papa grossa que se leva a lume brando e se mistura com leite e açúcar, podendo-se adicionar canela para se consumir como sobremesa ou um pouco de unto e de carne e comer como um verdadeiro caldo.

 

Receita de Caldudo

Ingredientes:

500 g de castanha pilada; 5 dl de leite; açúcar q.b; canela q.b.

 

Preparação:

Deixam-se as castanhas de molho, de um dia para o outro. Depois de limpas de todas as peles, colocam-se as castanhas em água com um pouco de sal e leva-se a cozer. Quando se conseguirem esmagar facilmente com um garfo, escorre-se a água e regam-se as castanhas com o leite quente e deixa-se cozer em lume brando. Depois esmagam-se algumas castanhas com o garfo e serve-se o Caldudo bem quente polvilhado com açúcar e canela.

 

Experimente o Caldudo com a castanha deste produtor: https://smartfarmer.pt/produtor/soutos-os-cavaleiros/