//Caldeiras & Vulcões – um restaurante Geofood
restaurante caldeiradas e vulcoes

Caldeiras & Vulcões – um restaurante Geofood

Localizado na Aldeia das Furnas, o Geosítio de Relevância Internacional do Geoparque Açores, um dos cinco geoparques portugueses que se encontram integrados na Rede Mundial da UNESCO, o restaurante “Caldeiras & Vulcões”, abriu a 14 de julho de 2011 e revelou desde o primeiro dia a sua vontade em ser um parceiro do Geoparque Açores.

restaurante caldeiradas e vulcoes

No ‘Caldeiras & Vulcões’ os produtos agrícolas utilizados são fornecidos por pequenos produtores locais e no menu há sempre uma seleção de queijos locais frescos e curados, para serem harmonizados com alguns vinhos regionais (Pico, Graciosa, Terceira e São Miguel). As águas minerais naturais da ilha de São Miguel são uma presença constante e a carta vínica é enriquecida com a presença de vinhos de adegas portuguesas de renome.

restaurante geofood

Os visitantes podem também provar o afamado cozido das furnas que é confecionado com recurso à geotermia local, a forma tradicional de utilização dos recursos geológicos pelos habitantes das Furnas, aproveitando o calor proveniente do Vulcão, com todos os ingredientes a serem introduzidos numa panela, que é colocada e enterrada no solo e o seu tempo de cozedura é, em média, de cinco horas.

restaurante caldeiradas e vulcoes

O estratovulcão das Furnas, visível das janelas do restaurante, pretende ser apenas o início desta experiência do hóspede que tem início nos Vulcões, passando pelas caldeiras, lagoas, campos lávicos, fumarolas, águas termais, grutas e algares vulcânicos, fajãs, até escarpas de falha e depósitos fossilíferos marinhos. O menu é organizado de modo a desafiar os convidados associando algumas geo-memórias de lugares que visitaram durante a sua estadia na região aos sabores e texturas dos pratos.

Geoparque Açores

O arquipélago dos Açores apresenta uma rica e vasta geodiversidade e um importante património geológico, composto por diversos locais de interesse científico, pedagógico e turístico. Dado o carácter arquipelágico da Região, o Geoparque Açores assenta numa rede de geossítios, dispersos pelas nove ilhas e zona marinha envolvente, que garante a representatividade da geodiversidade que caracteriza o território açoriano, traduz a sua história geológica e eruptiva, com estratégias de conservação e promoção comuns, baseadas numa estrutura de gestão descentralizada e com apoio em todas as ilhas. Os geossítios identificados nos Açores representam elementos da sua geodiversidade com excepcional valor e com potencial para diversos tipos de uso. A par deste património, existem no arquipélago outros valores patrimoniais de referência, como é o caso de uma rica biodiversidade e património arquitetónico, cultural, etnográfico e imaterial de inegável valor.

geoparque acores

Fotos: Restaurante Caldeiras & Vulcões