//Caldeirada de bacalhau à moda de Almeirim

Caldeirada de bacalhau à moda de Almeirim

Receita da Confraria dos Gastrónomos de Almeirim, de que o Chefe Silva era confrade.

Criada em 2004, a Confraria Gastronómica de Almeirim tem, na sopa da pedra, a mais popular iguaria do concelho, mas procura recuperar e valorizar outras receitas que fazem parte da tradição das gentes de Almeirim, como é o caso da caldeirada de bacalhau cuja receita incluíram na biografia do seu confrade Chefe Silva.

Caldeirada de bacalhau à moda de Almeirim
(4 pessoas)

Ingredientes
Quatro postas de bacalhau, uma farinheira, uma chouriça, uma morcela, 400 gr de batatas, uma couve portuguesa, uma cebola, dois tomates, 200 gr de massa de meada grossa, quatro colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta q.b.

Preparação
Leve ao lume um tacho com água suficiente para confecionar a caldeirada, junte a cebola picada e deixe cozer um pouco. Adicione a chouriça, a morcela e a couve ‘cortada a murro’ e deixe cozinhar durante 5 minutos.
Junte a massa, deixe cozinhar por mais 15 minutos, adicione depois as batatas descascadas e cortadas em rodelas médias, o bacalhau cortado em cubos e a farinheira espetada com palitos para não rebentar. Deixe cozinhar até as batatas ficarem macias. Junte então o azeite e os tomates cortados em pedaços, tempere com pimenta, retifique o sal, deixe apurar e depois sirva com os enchidos cortados em rodelas.
Nota – Chama-se couve ‘cortada a murro’ quando se seguram as folhas em molho com a mão e depois se esmagam e partem em pedaços, puxando-as e dando-lhes murros.

 

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa (Quinta de Pancas branco 2015)
As notas cítricas, a sensação de mineralidade e a acidez enaltecidas graças às castas Chardonnay, Arinto e Vital juntam os atributos ideias para manter o equilíbrio face à gordura dos enchidos e do azeite utilizados nesta caldeirada de bacalhau.
Quinta de Pancas branco 2015
www.quintadepancas.com

 

 

Patrocínio:

(Do valor dos patrocínios, 25% é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)

 

Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/