//Café dá multa e expulsão

Café dá multa e expulsão

Turistas que fizeram café na rua, multados em 950 euros e ‘convidados’ a sair de Veneza.

Dois alemães de Berlim, com idades entre 32 e 35 anos, decidiram sentar-se e preparar café nos degraus da famosa ponte Rialto, em Veneza. Na mais antiga das quatro pontes no Grande Canal os apreciadores de café prepararam os seus equipamentos portáteis de fazer café, como se estivessem a fazer um piquenique mas foram vistos por um morador da cidade que os denunciou à polícia municipal.

O resultado foi que, aplicando uma lei recentemente aprovada, os polícias exigiram o pagamento de uma multa no valor de 950 euros e ‘pediram’ que os turistas abandonassem a cidade dos canais.

“Veneza tem que ser tratada com respeito e as pessoas indelicadas que nos visitam e pensam que podem fazer o que querem, devem entender que, graças à polícia local, podem ser detidos, multados e mandados embora“, disse o presidente da câmara da cidade, Luigi Brugnaro, acrescentando “A partir de agora, também comunicaremos as identidades das pessoas que foram convidadas a sair para as embaixadas e consulados do seu país de origem”.

55 mil habitantes, 30 milhões de visitantes

No seguimento de um conjunto de medidas que visam ‘desincentivar’ os visitantes, foi aprovada em maio uma nova lei que estabelece regras de decência, limpeza e segurança na cidade, que tem uma população de apenas 55 mil habitantes, mas é invadida todos os anos por cerca de 30 milhões de visitantes e está a sentir cada vez mais os efeitos prejudiciais do turismo de massa. Em dezembro passado, a cidade ganhou aprovação para introduzir uma taxa de entrada de até 10 euros para turistas de curta duração.

A lei proíbe piqueniques em certos locais, tomar banho em fontes e não usar uma camisola em espaços públicos, aplicando muitas vezes com multas aos infratores.