//Café ou chá muito quente é perigoso

Café ou chá muito quente é perigoso

Beber chá ou café muito quente pode duplicar o risco de desenvolver cancro no esófago.

Resultados de um estudo recente da Universidade de Ciências Médicas de Teerão, no Irão, revelaram que beber chá ou café muito quente pode dobrar o risco de desenvolver cancro no esófago. Deixar o líquido arrefecer ou misturar um pouco de leite frio diminui o risco.

A notícia, publicada no Daily Mail UK, alerta que as bebidas acima dos 60 ºC aumentam o risco de cancro no esófago em 90%, porque o líquido escaldante em contacto com o tubo do esôfago, pode causar feridas que posteriormente se transformam em tumores, segundo os cientistas.

O cancro do esófago

O câncer de esófago é, no mundo, a oitava causa mais comum de cancro e uma das principais causas de morte por câncer. Publicado no International Journal of Cancer, o estudo analisou os hábitos de consumo de 50.045 pessoas com idades entre 40 e 75 anos que viviam no nordeste do Irão.

Durante um período de acompanhamento de 2004 a 2017, foram identificados 317 novos casos de cancro do esófago. Os pesquisadores, liderados pelo Dr. Farhad Islami, disseram que os resultados reforçam as evidências existentes entre bebidas quentes e esta doença.

De acordo com os cientistas, “o calor pode ferir a garganta levando à inflamação, o que poderia danificar o DNA e alimentar a produção de substâncias químicas cancerígenas”. Além disso, a capacidade de atuar como uma barreira às toxinas nocivas do álcool e do fumo, pode ser prejudicada.

O cancro do esófago afeta principalmente pessoas na faixa dos 60 e 70 anos e é mais comum em homens do que em mulheres. Os sintomas podem incluir dificuldade em engolir, indigestão persistente ou azia, perda de apetite e perda de peso.