//Cadaval – Pão-de-Ló da Ti Piedade

Cadaval – Pão-de-Ló da Ti Piedade

Um pouco da história e proposta de harmonização deste doce que ganhou fama em finais dos anos setenta do século passado.

Pão de Ló da Ti Piedade
A Pão-de-Ló Ti’Piedade, SA perpetua a tradição e história do fabrico artesanal do pão-de-ló, produto de excelência da doçaria portuguesa que consiste num pão de ovos leve e saboroso que se distingue pelo seu centro de ovos deliciosamente cremoso, resultado de um processo de cozedura não uniforme.
Este pão-de-ló, com receita tradicional original da D. Piedade da Silva, é um produto que, só era feito nas épocas festivas e era especialmente apreciado devido ao seu Ló e a ser extremamente fofo e saboroso.
Atualmente, respeitando os mais rigorosos critérios de segurança alimentar, é preparado diariamente a partir de uma seleção dos melhores e mais frescos ingredientes, mantendo a receita tradicional.
A produção e comercialização, está a cargo da PÃO-DE-LÓ TI’PIEDADE – PASTELARIA REGIONAL E SIMILARES, SA que resulta da evolução empresarial de um negócio familiar com cerca de 40 anos de tradição e experiência principalmente na denominada moderna distribuição, onde é líder de mercado.
Este produto prima pela qualidade e continuidade, quer no processo de fabrico, praticamente inalterado desde há 40 anos, quer na constante melhoria dos processos de segurança alimentar, no qual fazem parte o HACCP implementado; a realização constante de análises ao produto final concede-lhe a Certificação de Produto n.º PT08/02578 – Pão-de-Ló Húmido, atribuído pela SGS ICS PORTUGAL.

Um pouco de história
A receita original de pão-de-ló, de há séculos, foi levada pelos portugueses na época dos descobrimentos até ao Japão no século XVI.
A história do Pão-de Ló-Ti’Piedade é contada pelo neto, atual presidente da empresa:
“A minha avó Piedade da Silva fazia há muitos anos particularmente bem o Pão-de-ló, habitualmente nas épocas festivas, eram apreciados devido ao seu Ló e a ser extremamente fofo e saboroso.
Em finais dos anos setenta o meu pai António Henriques pediu à minha avó para fazer uns pães-de-ló para ele levar para Lisboa. Dada a sua notável capacidade de relações públicas e pela alta qualidade dos produtos rapidamente conseguiu introduzir este doce, nas melhores pastelarias e confeitarias de Lisboa e de seguida no Porto.”

Nasceu um negócio que, inicialmente, era exclusivamente assegurado com mão-de-obra familiar, a avó cozinhava os bolos e o avô e o pai vendiam e distribuíam em Lisboa dois dias por semana e um dia no Porto. A nível local este doce era muito procurado, sendo conhecido por Pão de Ló do Painho, concedendo uma notoriedade acrescida à aldeia Painho, concelho do Cadaval.
O Pão-de-Ló Ti’Piedade sempre foi um negócio familiar, atingindo a liderança de mercado em Portugal devido à sua constante alta qualidade e elevados níveis de vendas.

Harmonização
Para o Pão-de-Ló da Ti Piedade, doce tradicional muito apreciado na forma de sobremesa, propomos a harmonização com o vinho da Adega da Vermelha o Colheita Tardia Mundus, obtido a partir das castas Seara Nova e Moscatel Graúdo, vindimadas em 20 de Novembro de 2017 e vinificadas com uma ligeira maceração pelicular em cuba de inox à temperatura de 17ºC,com um teor alcoólico de 10,5º, apresenta-se a prova com um aroma herbáceo, ligeiramente terroso e de gosto doce apresentando notas de lima e casca de toranja. Pelas suas características próprias, é um vinho indicado para acompanhar sobremesas, devendo para esse efeito ser servido bem fresco à temperatura de 7ºC.

Saiba mais sobre Gastronomia e Vinhos deste concelho:
http://www.cadavalcativa.pt/gastronomia/produtos-locais
http://www.cadavalcativa.pt/gastronomia/vinhos-do-cadaval

(Conteúdos produzidos por este município para ‘Harmonizações, histórias e Memórias’, aquando da comemoração dos ‘20 Anos da Gastronomia Património Cultural’, em julho 2020, promovida pela secção de gastronomia da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho)