//Cabrito no forno e Couves com feijão

Cabrito no forno e Couves com feijão

Duas propostas culinárias integradas na ‘Carta Gastronómica da Estrela Sul’, um território localizado, como o nome indica, a sul da Serra da Estrela.

Cabrito no forno
(à moda da D. Deolinda)

O cabrito é um dos pratos mais tradicionais da Páscoa na Beira Baixa, embora hoje seja consumido ao longo de todo o ano. Nesta região são criados em pastoreio extensivo ou livremente em pequenas propriedades, em pastos de grande riqueza e diversidade, o que lhes confere um excecional sabor.

Para este prato limpa-se e parte-se um cabrito com 5 a 6 Kg, que fica mais ou menos 12 horas a marinar em vinho branco, cebola, alho, louro, colorau, pimenta, azeite, serpão, noz moscada, erva de provence e sal.
Vai ao forno cerca de 2 horas e serve-se com batata assada no forno e grelos salteados ou esparregado.

O prato apresentado foi confecionado no Restaurante ‘As Thermas’ em Unhais da Serra.

Couves com feijão

A couve galega depois de cortada como para caldo verde é colocada na panela com água a ferver a que se adicionou sal e azeite. Quase no fim da cozedura, mistura-se o feijão já cozido.
Leva um pouco de esparguete partido miúdo, embora haja quem use macarraão ou outros tipos de massa.
Serve-se normalmente a acompanhar peixe frito, borelhão (bucho de cabra recheado), enchidos ou carnes de porco variadas.

O prato apresentado foi confecionado no Restaurante ‘A Pedra do Lagar’ em Silvares

O cabrito
O cabrito, tradicional em toda a beira, é também no território da Estrela Sul presença indispensável na mesa das famílias na Páscoa. Acompanhado por arroz ou batatas, o cabrito no forno é uma especialidade gastronómica agora consumida durante praticamente todo o ano. As freguesias de Cortes do Meio e Unhais da Serra merecem destaque neste tipo de confeção gastronómica, mas uma variante com fama que já ultrapassou a região é o cabrito recheado da freguesia de Erada.
O ensopado de cabrito, de confeção idêntica ao de borrego que tem menor expressão,
é um prato também referido em alguns locais.

Couves com feijão
Os produtos da terra integram a gastronomia da região da Estrela Sul de variadas formas como é o caso das couves com feijão que numa versão mais simples e económica incluem um pouco de azeite, mas em algumas freguesias, sobretudo no concelho de Covilhã, servem de acompanhamento a vários «condutos» como peixe frito, maranhos ou carnes de porco cozidas.

A ADERES – Associação de Desenvolvimento Rural da Estrela Sum, associação que editou em livro este levantamento gastronómico, optou por indicar apenas informações de confeção, sem rigor de receituário pois “era assim que se fazia”.