//Cabrito com grelos à moda da Azinhaga

Cabrito com grelos à moda da Azinhaga

Cozidos em água e sal ou salteados com azeite e alho, os grelos são o acompanhamento perfeito de carnes grelhadas ou assadas. Um excelente exemplo deste saboroso casamento é a receita que trazemos esta semana: Cabrito com grelos à moda da Azinhaga. 

Apesar de ser uma região cuja tradição gastronómica se baseia fundamentalmente nas carnes de suíno e de bovino, o Ribatejo também tem no seu receituário pratos em que o ingrediente principal é o cabrito, testemunho da diversidade gastronómica de uma região de contrastes.  

Como noutras zonas de características rurais, a origem dos pratos atualmente típicos deriva do aproveitamento dos recursos existentes. E o gado caprino, pouco exigente em termos de alimentação, preenchia as necessidades de famílias de poucas posses. Um pequeno rebanho podia facilmente contribuir, com pouca despesa e pouco trabalho, para o sustento familiar, fornecendo carne para os dias festivos. 

O cabrito deve ser abatido com pouco mais de um mês de vida e sempre alimentado com leite materno. Tem por isso, uma carne extremamente tenra e rosada. Na freguesia da Azinhaga, do concelho da Golegã, nas margens do rio Almonda, prepara-se uma receita excelente em que o cabrito é confecionado em tacho de barro e acompanhado com grelos cozidos, regados com o molho em que foi cozinhado o animal. 

 

Receita de Cabrito com grelos à moda da Azinhaga   

 

Ingredientes: 
0,5 kg de cabrito, 100 g de toucinho alto, 0,5 dl de azeite, cebolas, 3 dentes de alho, margarina, 4 tomates grandes, vinho branco, 1 molho de grelos, salsa, louro, piri-piri, vinagre de vinho e pão torrado. 

 

Preparação: 
Numa caçarola com meio decilitro de azeite, deitam-se rodelas fartas de cebola, o toucinho picado, os dentes de alho bem pisados, um ramo de salsa e uma folha de louro. Refoga-se. Já da cor do trigo maduro, acrescenta-se um decilitro de vinho branco, meio pacote de margarina, dos pequenos, pimenta e sal q.b., piri-piri a gosto, os tomates pelados, sem sementes e partidos aos quartos. Apura um pouco e junta-se o cabrito partido aos pedaços.  

Ao mesmo tempo, cozem-se à parte, em água e sal, os grelos que, depois de cozidos e escorridos, levam uma concha de molho do cabrito, uma colher de sopa de margarina e um pouquinho de vinagre de vinho. Envolve-se tudo e dispõe-se à volta de uma travessa, que já tem no fundo retângulos de pão alvo torrado. Coloca-se, por cima, a carne do cabrito, que vai ser regada com o molho a ferver, já passado por um passador e temperado com umas gotas de limão. 

 

Harmonização sugerida pelo SmartFarmer 

 

Vinho Tinto Reserva Quinta dos Penegrais | 750ml 

Acompanhe o Cabrito com Grelos à moda da Azinhaga com um vinho tinto da Região Tejo das castas Syrah, Touriga Nacional e Alicante Bouschet. 

 Conheça melhor este vinho em smartfarmer.pt