Três ‘referências’ incontornáveis de Trás-os-Montes juntam-se em Bragança para um evento único de 1 a 3 de março.
Primeiro, vamos às explicações para quem conhece mal, ou não conhece mesmo, o Butelo, as Casulas e os Caretos.
O butelo, a que também chamam ‘chouriça de ossos’, ‘bulho, ou ‘palaio’ é um enchido de porco, feito com o bucho (estômago) do animal e recheado de ossos e cartilagem das vértebras e costelas e alguma carne. Tradicionalmente era consumido no domingo gordo, pouco tempo após a matança do porco. Agora, mata-se o porco todo o ano.
As ‘casulas’, também designadas cascas, vasas, palhoças ou palhadas são a companhia mais usual e dizem que mais perfeita, para o butelo. Trata-se de feijão colhido ainda na vagem quando o grão está bem formado, mas ainda não seco (feijão verde). A vagem parte-se em bocados e põe-se a secar ao sol, durante vários dias. Para confecionar, colocam-se as cascas de molho em água fria e cozem-se no dia seguinte com sal, juntamente com o butelo.
Quanto aos caretos, são mascarados associados a festividades do nordeste transmontano, nomeadamente com as festividades do solstício de Inverno, chamadas ‘festas dos rapazes’, nos dias após o Natal e no Entrudo, na altura do Carnaval.
Assim, de 1 a 3 de março, a mais genuína Gastronomia e o melhor do Património Cultural de Trás-os-Montes juntam-se em Bragança para um evento único, o Festival do Butelo e das Casulas & Carnaval dos Caretos!
O Município de Bragança decidiu aliar dois dos eventos mais emblemáticos do Nordeste Transmontano e criar algo inédito, propondo um fim-de-semana intenso que funde o melhor do fumeiro trasmontano, o Butelo com Casulas, e os protagonistas da mais autêntica das tradições de inverno, os Caretos.
E com o objetivo de valorizar, sobretudo, a gastronomia típica como motor de alavancagem do turismo e da economia local, o município de Bragança promove, pela primeira vez, a Conferência ‘Bragança, Terra de Saberes e de Sabores’, no dia 1 de março.
No dia 2 de março a partir das 15h00, os Caretos chegam à cidade, este ano com um inédito ‘Assalto ao Fumeiro’, no caso, ao Butelo! Os Caretos assaltam a Praça Camões para roubar fumeiro, numa representação daquilo que é tradicional acontecer nas aldeias, onde, por alturas das Festas de Santo Estevão e dos Reis, os irreverentes mascarados tomam de assalto as cozinhas de quem lhes nega uma oferta nas típicas rondas.
Mais em: https://www.cm-braganca.pt/frontoffice/pages/540?event_id=1013
You must be logged in to post a comment.