//Bucelas: ‘Capital do Arinto’

Bucelas: ‘Capital do Arinto’

A pouco mais de 20 Km de Lisboa, no concelho de Loures, está a única região demarcada nacional só para vinhos brancos.

Trata-se de vinhos cuja elaboração deve integrar a casta Arinto em pelo menos 75%, permitindo-se a incorporação apenas das castas Esgana-Cão (Sercial) e rabo de Ovelha, embora a grande maioria dos produtores opte por utilizar exclusivamente a casta Arinto.

A região demarcada de Bucelas foi criada em 1911 e a elevada acidez da casta Arinto levou a que esteja hoje presente em praticamente todas as regiões vitivinícolas nacionais como casta melhoradora, com o objetivo de dar frescura.

A casta Arinto é normalmente apresentada como geradora de vinhos vibrantes, com elevada acidez, forte perfil mineral, grande capacidade refrescante e bom potencial de guarda.
Bucelas integra atualmente a ‘Rota de Vinhos, Bucelas, Carcavelos e Colares’ que a apresenta como “uma região que preserva a tradição do cultivo da vinha e resiste à expansão das áreas urbanas, mantendo o seu vinho arinto como uma importante referência.
Em 2008 foi criada a Confraria do Arinto de Bucelas que assume como objetivos, a divulgação, proteção e valorização da região demarcada, do vinho arinto de Bucelas e respetivos património material e imaterial, paisagem e cultura, a eles associados.

Festa do Vinho e das Vindimas

E é em Bucelas que se realiza, nos próximos dias 11, 12 e 13 de outubro a Festa do Vinho e das Vindimas, um dos maiores e mais genuínos eventos culturais da região saloia. Pode afirmar-se que um dos pontos altos é o Desfile Etnográfico, que percorre as ruas da vila, composto por mais de duas dezenas de carros alegóricos, evocando o ciclo completo do vinho.

Mas a festa é muito mais pois inclui a mostra vitivinícola e de produtos regionais, passeios, provas de vinhos, degustações, harmonizações, artesanato, bailes, concertos, exposições, folclore, gastronomia e a possibilidade de visitas a quintas produtoras de vinhos, entre outras ofertas enoturísticas.