//‘Borrego Serra da Estrela DOP’ com novidades

‘Borrego Serra da Estrela DOP’ com novidades

2ª Edição do ‘Borrego Serra da Estrela DOP’ a 13 a 15 de Maio. Após o sucesso da 1ª edição, a Estrelacoop, entidade responsável pelo evento, pretende duplicar o número de restaurantes aderentes.

Assumindo como objetivo a valorização e promoção da região e dos seus produtos endógenos, com destaque para o Borrego Serra da Estrela DOP, o evento enquadra-se na ‘missão’ da Estrelacoop, que em consonância com os municípios da região Centro e o Turismo do Centro de Portugal, pretende estimular as economias locais e o turismo, incentivando à produção certificada e à formação de profissionais, contribuindo assim, para o crescimento da Região da Serra da Estrela.

A promoção da 2ª Edição do Borrego Serra da Estrela DOP, pretende atrair o mercado espanhol através de ações de promoção online e com a duplicação dos restaurantes aderentes que serão mais de três dezenas, nos municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia

 

borrego DOP

 

Serão três dias de experiências gastronómicas únicas em que os restaurantes que se associam garantem nos seus menus, pelo menos, um prato confecionado com Borrego Serra da Estrela DOP, entre os quais não vão faltar os típicos borrego à canastra, borrego assado no forno, o ensopado de borrego, o borrego grelhado e novas leituras gastronómicas deste produto, como o crocante de Borrego Serra da Estrela DOP.

Uma das apostas da organização é a realização de showcookings com chefs conceituados. O primeiro realizar-se-á ‘fora’, a 13 de Maio, em Lisboa, no restaurante “Abeira-te” e contará com a confeção de um prato de borrego pelo Chef Chakall. A 14 de maio, no restaurante O Gouveia em Oliveira do Hospital, será a vez do Chef João Quaresma. Para terminar, a 15 de maio, o restaurante Sabores da Serra no Hotel Eurosol de Gouveia contará com um showcooking do Chef Paulo Cardoso.

Esta 2ª edição do ‘Borrego Serra da Estrela DOP’ envolve várias organizações da região como a Estrelacoop, a Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), onde o borrego DOP é produzido, assim como os restaurantes, os hotéis, as câmaras municipais e os postos de turismo.

 

Protocolo de cooperação Borrego Serra da Estrela DOP

O protocolo de cooperação entre os municípios da região, Turismo do Centro de Portugal e a Estrelacoop, tem como principais objetivos, a cooperação institucional e o apoio na dinamização da 2ª Edição do Borrego da Serra da Estrela DOP.

Este acordo tem no seu âmago a Valorização, Divulgação e Promoção do uso da Denominação de Origem Protegida do Borrego Serra da Estrela e, em simultâneo, preservar e defender este produto que se mantém na forma tradicional de maneio, conferindo à carne características organoléticas diferenciadas e únicas”, explica o presidente da Estrelacoop, Joaquim Lé de Matos.

 

Estrelacoop

A Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra Da Estrela, é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Queijo Serra da Estrela, do Queijo Serra da Estrela Velho, do Requeijão Serra da Estrela e do Borrego Serra da Estrela. Esta entidade é responsável pelo acompanhamento do processo de certificação, no apoio técnico junto dos seus associados, nomeadamente ao nível da validação das condições estruturais dos produtores de Queijo Serra da Estrela para obtenção da autorização de certificação. A Estrelacoop é ainda o “elo de ligação” entre os associados e a entidade certificadora e na implementação do HACCP.

 

Restaurantes aderentes aqui: www.borregoserradaestreladop.pt