//Bombarral e o Vinho
bombarral

Bombarral e o Vinho

Os vinhos produzidos na região do Bombarral têm características singulares e vale a pena visitar o património da Rota da Vinha e do Vinho do Oeste.

 

Concelho

Constituído a 29 de junho de 1914, o concelho é composto pelas freguesias de Bombarral/Vale Covo, Carvalhal, Pó e Roliça e integra a região vitivinícola de Lisboa.

 

Região

Inserido numa fértil região agrícola, o concelho do Bombarral situa-se no extremo sul do Distrito de Leiria, no centro da região Oeste de Portugal, a 75 km de Lisboa e a 20km do Oceano Atlântico.

 

Vinho

O concelho destaca-se pela qualidade dos seus vinhos, reconhecidos e premiados em todo o mundo, contribuindo para tal as castas produzidas pelos viveiristas do Pó, principais produtores nacionais de bacelos certificados.

No setor vitivinícola, destaque ainda para o Enoturismo, atividade em que foi pioneira a Quinta do Sanguinhal, que viu o seu trabalho reconhecido com o prémio Enoturismo do Ano em 2013.

Os vinhos brancos são normalmente citrinos, frescos, aromáticos e equilibrados. Os tintos são abertos de cor, frutados, com corpo e estrutura bastante agradáveis.

 

Gastronomia

Em termos gastronómicos, a pera rocha e os produtos hortícolas ocupam um lugar de destaque na cozinha tradicional, onde começa igualmente a estar em evidência a confeção de pratos com carne de coelho, que o Município promove anualmente com a realização da Quinzena gastronómica do Coelho.

 

Oferta Enoturística

A oferta, em termos de enoturismo, está centrada na Companhia Agrícola do Sanguinhal, com um programa de visitas turísticas onde se partilha um pouco do saber de uma empresa que produz vinho desde o início do século XX.

Inclui a visita aos jardins do século XIX, às vinhas da Quinta do Sanguinhal, a uma das maiores destilarias do séc. XIX, onde se produziram aguardentes vínicas e aguardentes bagaceiras durante 100 anos, a um dos maiores e mais antigos lagares da Península Ibérica, a uma das caves de envelhecimento mais antigas da região de Lisboa ainda em utilização com 36 tonéis de carvalho português e mogno, bem como a prova de vinhos.

Outra referência do concelho é o Bacalhôa Buddha Eden, o maior jardim oriental da Europa, situado na Quinta dos Loridos. Entre budas, pagodes, estátuas de terracota, são várias as esculturas colocadas entre a vegetação. Os visitantes podem ainda desfrutar do espaço dedicado à Escultura Moderna e Contemporânea, constituído por peças da Coleção Berardo, entre outros.

 

Feiras e Eventos

 

Festival do Vinho Português – Feira Nacional da Pera Rocha

A Mata Municipal do Bombarral, um dos espaços mais nobre do concelho, recebe, anualmente, aquele que é o evento de maior relevância para o concelho: o Festival do Vinho Português e Feira Nacional da Pera Rocha.

O certame pretende mostrar aos visitantes o melhor que o Bombarral tem para oferecer, proporcionando o contato com os melhores produtos da região e do país, bem como a oportunidade de apreciar os melhores sabores ligados à gastronomia local e de assistir a espetáculos de elevada qualidade.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV