//Beja – ‘Patrimónios do Sul 2022’
sul

Beja – ‘Patrimónios do Sul 2022’

Gastronomia, vinhos, produtos agroalimentares, biodiversidade, artes e ofícios e tradição estarão em evidência numa feira que promove a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico.

De 30 de setembro a 2 de outubro, a ‘VINIPAX’, feira que mostra a cultura dos Vinhos do Sul, nomeadamente das regiões do Alentejo, Algarve, Península de Setúbal e Tejo, regressa a Beja, com a presença já confirmada de duas dezenas de produtores.

 

sul

 

Este certame, reconsolida o seu espaço no calendário de mostras vínicas nacionais de referência, desta vez no seio do conjunto de eventos integrados, designado por ‘Patrimónios do Sul’, que promove a identidade do território do sul do país ao nível económico, cultural e turístico, durante três dias, no Parque de Feiras Manuel de Castro e Brito, em Beja.

Em destaque estarão os vinhos, os produtos agroalimentares, o turismo, o património cultural, a biodiversidade, as artes e ofícios, a gastronomia, a caça e a pesca, a tradição taurina e as aves.

Trata-se de uma homenagem ao melhor da experiência alentejana que será partilhada por milhares de visitantes, amadores e profissionais, premiando também, a quebra de barreiras entre regiões vinhateiras vizinhas com as quais a câmara municipal de Beja está a construir o maior evento expositivo de vinhos do Sul de Portugal. Estas regiões onde a influência mediterrânea é mais notória, com semelhanças ao nível das castas e dos métodos culturais, aliados à moderna tecnologia, concorrem para a produção de vinhos maduros, expressivos e com amplo espectro de degustação, que marcam a identidade destes vinhos.

 

sul

 

Nesta 14ª edição, o maior evento de Vinhos do Sul de Portugal, espaço de afirmação dos mais emblemáticos vinhos da região alentejana, de outras regiões nacionais e de regiões estrangeiras, conta com a presença da região convidada dos Vinhos do Douro e do Porto através do Instituto de Vinhos do Douro e do Porto que realiza uma prova temática no dia 30 de setembro.

 

sul

 

Na programação, além das habituais provas comentadas promovidas pelos produtores presentes, haverá um destaque para o tradicional vinho de talha e para os vinhos de Beja e será promovida a estreita ligação dos vinhos e da gastronomia, através da realização de provas de harmonização, no espaço ‘Sul à Mesa’, onde marcarão presença alguns representantes do enoturismo de excelência da região de Beja.

Este ano, a ‘VINIPAX’ apresenta ainda uma renovada Loja de Vinhos, com um horário alargado, que permitirá a compra de todos os vinhos representados neste certame. Esta loja dá a possibilidade de escolher qualquer referência de vinho em prova no evento para acompanhar as refeições no espaço ‘Sul à Mesa’.