//Beja e o Vinho
beja

Beja e o Vinho

A produção de vinho é uma atividade milenar, no entanto, foi já no presente século que esta se desenvolveu no concelho de Beja.

 

Concelho

Beja é capital de distrito e do Baixo Alentejo. É sede de um dos maiores municípios de Portugal, com cerca de 1 140 km² de área e 33 550 habitantes (PORDATA -2018), subdividido em 12 freguesias.

 

Região

Pertence à Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo e está integrada na Rota do Vinhos do Alentejo.

 

Vinho

A cidade de Beja implanta-se num morro com 277 metros de altitude, dominado a vasta planície alentejana envolvente. O campo surge, assim, como uma fronteira natural entre a vida urbana e a vida rural.

Existem atualmente sete produtores de vinho no concelho: Casa de Santa Vitória, Herdade da Figueirinha, Herdade da Malhadinha Nova, Herdade dos Grous, Herdade da Mingorra, Herdade Paço do Conde e Herdade do Vau, que produzem vinhos de excelente qualidade.

Parte significativa da produção destina-se à exportação. A área de vinha ronda os 911 ha, com uma produção anual na ordem dos 7,5 milhões de litros (6 milhões de tintos e 1,5 milhões de brancos).

 

Gastronomia

Açordas, migas, gaspacho e ensopado de borrego, são pratos tradicionais em que o pão, o azeite e as ervas aromáticas são ingredientes obrigatórios.

Os pastéis de toucinho e as trouxas de ovos, são exemplos da doçaria conventual de excelência, cujas receitas são originárias dos antigos conventos que aqui existiam.

 

Oferta Enoturística

Enoturismo

Além de produtores de vinho, encontramos aqui unidades de enoturismo de excelência. Para melhor descobrir os vinhos que se produzem no concelho, sugere-se uma visita às adegas, que promovem as mais diversificadas atividades que dão a conhecer os modos de produção, as castas, as próprias adegas e até a oportunidade de participar nas vindimas.

 

Biodiversidade

O concelho de Beja, de localização privilegiada para atividades de observação e fruição da natureza, possui um enorme potencial para a diversidade biológica, constituindo-se como um dos concelhos mais representativos no que concerne a essa mesma biodiversidade no nosso país.

 

Castelo

De cariz medieval, com seis torres, incluindo a de Menagem, com cerca de 40 m de altura, trata-se da mais alta torre militar em território nacional. É considerada pelos investigadores uma das mais belas torres de menagem de Portugal, na qual convergem o caráter bélico e artístico de forma singular.

 

Feiras e Eventos

Patrimónios do Sul

Evento que promove o desenvolvimento sustentável e integrado da região. Neste evento o vinho tem um espaço próprio – a VINIPAX. www.patrimoniosdosul.pt

 

Ovibeja

Apela à participação ativa, ao exercício da cidadania, à construção de mais-valias resultantes de todos os setores de atividade.

 

Festival B

Integra música, cante, teatro, dança, exposições, poesia, privilegiando a multiculturalidade e potenciando projetos de fusão com potencial de exportação. www.festivalb.pt

 

Beja Romana

É na Praça da República que acontece o grande bulício desta recriação. www.bejaromana.pt

 

Festival Internacional de Banda Desenhada

O maior evento de BD do sul do país e um dos festivais internacionais de BD mais significativos da Península Ibérica.

 

Festival de Contos do Mundo

A palavra na sua expressão multicultural estará presente em dezenas de sessões de contos, exposições e espetáculos.

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV

 

Imagem: CM Beja