//Beiras – três ‘bolos’ regionais

Beiras – três ‘bolos’ regionais

Da zona da Covilhã, os Esquecidos, os Borrachões e os Bolos de Bicarbonato.

Propostas incluídas no levantamento de receituário da ‘Carta Gastronómica da Estrela Sul’ (2012), um território localizado, como o nome indica, a sul da Serra da Estrela.
A ADERES – Associação de Desenvolvimento Rural da Estrela Sul, associação que editou em livro este levantamento gastronómico, optou por indicar apenas informações de confeção, sem rigor de receituário pois “antigamente não havia receitas rigorosas como hoje. Era assim que se fazia”. Apesar disso, apresentamos sugestões de receitas que estão online, que poderão não ser da região referida.

Esquecidos

Há quem atribua o nome destes bolinhos ao facto de existir a necessiadde de “bateres até te esqueceres” como se dizia.

Os esquecidos são de confeção muito simples. Para a preparação destes bolinhos batem-se os ovos com o açúcar ‘muito bem batidos’, até obter uma massa esbranquiçada a que junta gradualmente a farinha, sem bater.
Dispõem-se colheradas da massa num tabuleiro que vai ao forno.
Uma proposta de receita:
https://media.rtp.pt/praca/rubricas/esquecidos-da-dona-emilia-culinaria/

Borrachões

É fácil perceber a razão do nome, se tivermos em conta a inclusão de bebidas alcoolicas nos ingredientes.

Talvez para fazer jus ao nome, há receitas que incluem para além da aguardente, vinho branco, embora todas refiram a bebida destilada.
Para preparar os borrachões misturam-se farinha, açúcar, ovos, aguardente e azeite. Vão ao forno bem quente e são depois polvilhados com açúcar e canela.
Uma proposta de receita
https://www.mulherportuguesa.com/receita/borrachoes-da-beira-baixa-a-sua-receita-tradicional/

 

Bolo de bicarbonato

Parece evidente que o nome deste bolo popular se deve à incorporação, nos ingredientes, deste ‘composto quimico’ que pode ser usado para clarear os dentes, combater a acidez estomacal ou limpar a garganta, entre muitas outras utilizações.

Embora sejam referidos como especialidade de Casegas onde também são conhecidos por «pançudos», os bolos de bicarbonato são confecionados um pouco por todo o território, ganhando novas designações como farta brutos, bolos de leite ou, simplesmente, bolos de bicarbonato.
A confeção destes bolos fez-se com farinha, açúcar, ovos, leite, azeite, aguardente e potassa/bicarbonato de sódio.
Uma proposta de receita
http://rapotacho.blogspot.com/2006/10/bolos-de-soda.html