//Beira Litoral – Raia com Molho de Pitau (Figueira da Foz)
raia com molho de Pitau

Beira Litoral – Raia com Molho de Pitau (Figueira da Foz)

Prato de cariz popular, tradicionalmente consumido pelos pescadores, está ainda hoje profundamente enraizado nos hábitos alimentares das gentes da Figueira da Foz. É, no entanto, em Buarcos que atinge a maior popularidade, sendo assídua a sua presença nas patuscadas dos pescadores.

Na localidade de origem deste prato, Figueira da Foz, o peixe constituí o ingrediente principal da grande maioria dos pratos típicos. De entre os peixes de água salgada, a raia é um dos mais utilizados na culinária figueirense. Esta frequente presença entre os componentes alimentares deve-se, essencialmente, à sua abundância nos mares da zona, o que influi no preço por que é adquirida, tornando a raia uma espécie piscícola bastante acessível em termos económicos.

Esta acessibilidade torna, pois, compreensível a utilização sistemática da raia em inúmeras receitas, indo desde as caldeiradas até pratos de confeção mais simples. A “Raia em Molho de Pitau” é um dos melhores exemplos da gastronomia regional da Figueira da Foz e do modo de confecionar este peixe.

Ingredientes para 10 pessoas

2kg raia; 2kg batatas; 4 dentes de alho; 1dl azeite; 1 colher de chá de colorau; 1 colher de sopa de salsa picada; 0,5dl de vinagre; q.b de sal e pimenta.

Preparação

Amanhar e cortar a raia em 20 postas. Cozer a raia em água e sal. Colocar o azeite e o alho descascado e picado numa frigideira e deixar levantar fervura. Adicionar o colorau, o sal, a pimenta, o vinagre e a salsa picada e mexer bem até engrossar um pouco. Lavar e cozer as batatas com a pele. Empratar com as fatias de raia e dispor as batatas peladas. Regar com o molho e servir.

Nota: o molho também pode ser servido à parte numa molheira.

Curiosidade: As tiras de raia (fatias) cortadas de alto a baixo são chamadas de pencas na região.

Valor Nutricional

Valor calórico total da receita: 4,600kcal

Distribuição da composição nutricional: 27% proteína; 36% lípidos; 37% hidratos de carbono.

Valor calórico por pessoa: 460 calorias

In: A Cultura Gastronómica em Portugal – Edição do Centro de Formação Profissional do Setor Alimentar

Harmonização: Raia com Molho de Pitau

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa – Stagiaire Premium Arinto 2018

A casta Arinto, conhecida pelas suas notas citricas, bem como pela sua frescura e acidez, neste vinho, acresce em volume de boca e estrutura. Estes são os atributos deste branco, que limpa completamente o palato e se revela persistente no final, depois de umas garfadas, sobretudo por causa da gordura do molho. Site deste produtor: www.casaagricolanicolau.pt

 

stagiaire branco

 Patrocínio

 

 

Transcrição integral da receita publicada em ‘A Cultura Gastronómica em Portugal’, editada em 1995 pelo Centro de Formação Profissional do Setor Alimentar (CFPSA).
Os 10 volumes foram dedicados às regiões: Minho e Douro Litoral – Trás-os-Montes – Beira Litoral – Beira Interior – Ribatejo – Estremadura – Alentejo – Algarve – Açores – Madeira