//Beira Baixa – Maranho (ou borelhão/brulhão)

Beira Baixa – Maranho (ou borelhão/brulhão)

Parece um maranho, mas a erva usada faz toda a diferença e até lhe muda o nome.

Os maranhos são uma conhecida especialidade da cozinha tradicional portuguesa, em especial da região da Beira Baixa, onde tem algumas variações na confeção.

A intensa atividade de caprinicultura nesta zona justifica a existência e a popularidade do maranho que em freguesias integradas nos concelhos do Fundão e da Covilhã ganha a designação de borelhão.

Para além de incluir carne de porco, em muitas outras zonas mas em particular nestas freguesias, a hortelã usada nos maranhos é substituída por serpão, uma planta aromática do género do tomilho.

Para este borelhão, em muitos outros locais chamado brulhão, o ‘saco’ feito com bucho de cabra foi recheado com carne de porco e da rês (cabra), chouriço de carne, presunto, cebola picada, azeite, serpão, colorau, vinho branco, arroz e sal. Noutras zonas, o borelhão leva também tomate, entre outras pequenas variações.
Depois de tudo colocado no bucho (em cru) este é fechado para isolar os sucos do recheio e vai a cozer em água.

O prato apresentado foi confecionado no Restaurante «A Pedra do Lagar» em Silvares.

Festa do Brulhão
Há já alguns anos que se realiza em Vales do Rio, no concelho da Covilhã, a ‘Festa do Brulhão’, certame que não se realizou nos atuais tempos de pandemia mas que certamente voltará, esperemos, em maio de 2021.