//Beira Baixa – Cabrito Recheado

Beira Baixa – Cabrito Recheado

Há mais de 40 anos que «João da Erada» criou este prato que conquistou os gastrónomos apreciadores da carne deste pequeno caprino.

Com a excelente qualidade dos animais criados nesta região à beira serra, o cabrito recheado afirmou-se como uma especialidade a integrar definitivamente a oferta gastronómica desta zona do concelho da Covilhã.

Apesar do ‘segredo’ que João da Eirada sempre cultivou, conseguiu-se perceber que para preparar o cabrito recheado, levou-se ao forno um animal com 4 a 6 Kg, de cujos miúdos mais arroz, ervas aromáticas e “outros condimentos da zona” – como refere o Sr. João – se fez o recheio que foi colocado na barriga do cabrito, posteriormente fechada com fio de linho. Foi ao forno e acompanhou com o recheio.

(O prato apresentado foi confecionado no restaurante «São e João» em Erada)

A proposta culinária acima apresentada resulta de um levantamento de receituário com vista à edição (2012) da ‘Carta Gastronómica da Estrela Sul’, um território localizado, como o nome indica, a sul da Serra da Estrela.
A ADERES – Associação de Desenvolvimento Rural da Estrela Sul, associação que editou em livro este levantamento gastronómico, optou por indicar apenas informações de confeção, sem rigor de receituário pois “antigamente não havia receitas rigorosas como hoje. Era assim que se fazia”.

Receita de Cabrito recheado e assado
No entanto, a ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal apresenta no seu site uma receita muito semelhante ao ‘Cabrito Recheado’ acima referido.

Conheça aqui a receita, do acervo de Maria de Lurdes Modesto, relacionado com a Beira Baixa, apresentada pela ACPP:
https://www.acpp.pt/acervo-mlm-beira-baixa/106-carnes-e-enchidos/2750-cabrito-recheado-e-assado

Foto (cabrito): António Cabral
Foto (Erada): Artur Lourenço – Jornal Tornado