//“Vamos pôr a batata em pratos limpos? “

“Vamos pôr a batata em pratos limpos? “

Este é o desafio lançado numa campanha promovida pela Associação da Batata de Portugal

A época da batata nova chegou. Até setembro, está em curso a colheita deste alimento e, para desafiar os consumidores a colocarem a batata à sua mesa, a Porbatata – Associação da Batata de Portugal lançou uma campanha nas suas redes sociais.
“Vamos pôr a batata em pratos limpos?” é o desafio lançado num vídeo que pretende enaltecer os atributos da batata e apelar ao consumo, naquela que é a época de produção mais forte do ano.
Este ano a fileira da batata enfrenta enormes dificuldades. A pandemia de COVID-19 praticamente paralisou as vendas para o canal horeca. A par disso, são poucas as perspetivas de exportação.

“Amada por uns, incompreendida por outros, a batata é um alimento incontornável da gastronomia portuguesa. Com esta iniciativa queremos lembrar a importância nutricional da batata e o seu papel de destaque na nossa mesa e também na Dieta Mediterrânica. Estamos na época da batata e, por isso, este é o momento ideal para lembrar os portuguesas da sua importância. É fundamental desfazer mitos e promover o consumo, sobretudo, no contexto atual”, diz Sérgio Ferreira, presidente da Porbatata.

Pilar da gastronomia portuguesa
A campanha da Porbatata tem o apoio institucional do Ministério da Agricultura e conta com a parceria do Crédito Agrícola. No vídeo já divulgado, é sublinhado que a batata é uma excelente fonte de energia, utilizada da cabeça aos pés (zero desperdício) e fonte de vitaminas, potássio e cálcio. É um pilar da gastronomia portuguesa, presente nos momentos de maior partilha. “Sou batata portuguesa – No lugar certo, na sua mesa” é o repto deixado.
Em Portugal, o consumo per capita de batata é de 93,6 quilos por ano. É produzida em todo o país, com destaque para as zonas Entre Douro e Minho, Trás-os-Montes, Beira Interior, Beira Litoral, Oeste, Ribatejo, Península de Setúbal e Costa Alentejana. No total, a área ocupada pelo cultivo deste alimento totaliza 22 mil hectares e a produção média atinge as 400 mil toneladas anuais.

Sobre a PORBATATA
Fundada a 28 de setembro de 2016, a PORBATATA – Associação da Batata de Portugal é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a batata portuguesa como um alimento saudável e diferenciado, destacando as suas características únicas. Com sede na zona Oeste, na Lourinhã, representa os interesses de toda a fileira em Portugal e é uma voz única e ativa do sector, unindo a batata semente, a produção, a comercialização e a indústria. Representa mais de metade dos produtores de batata em Portugal e conta com mais de meia centena de associados.

Veja o video AQUI : https://www.youtube.com/watch?v=QQtEmXd4DPo&feature=youtu.beAQUI