//Barcelos – Vamos Petiscar?
barcelos

Barcelos – Vamos Petiscar?

De 15 a 17 de julho, os Petiscos estão de volta às mesas dos restaurantes e tascas do concelho de Barcelos.

Pataniscas, moelas, rojões, bacalhau frito em cebolada e iscas de fígado são alguns dos prazeres da gastronomia apresentados pelos restaurantes aderentes ao Fim de Semana dos Petiscos em Barcelos.

Inserido no programa anual de promoção de gastronomia e vinhos, promovido pelos Serviços de Turismo do Município barcelense e intitulado ‘7 Prazeres da Gastronomia’, o evento vem reforçar uma vez mais a riqueza gastronómica presente em Barcelos, reflexo da sua identidade e história.

A gastronomia minhota estará bem representada, e para os visitantes, este será um fim de semana de experiências gastronómicas tradicionais que segundo a organização “prometem ser irresistíveis”: com a adesão de 21 restaurantes, tabernas e tascas, não faltarão iguarias tradicionais como os rojões, as pataniscas, bifanas, polvo, taquinhos de bacalhau, chispes, codornizes, moelas, orelheira com molho verde, escabeche de truta, chispalhada com grão, asinhas de frango, iscas de fígado com cebolada, pica-pau, ovos rotos, sardinha na brasa, bacalhau albardado, entre outras delícias que fundem a tradição com a inovação.

O programa de animação conta com o Trilho do Melão Casca de Carvalho, no dia 16 de julho, das 8h30 às 13h, passando pelas freguesias de Barqueiros, Cristelo e Vila Seca. No mesmo dia, pelas 10h00, pode acompanhar a preparação de alguns dos petiscos mais tradicionais no restaurante ‘Três Marias’, em Barcelos, num Workshop Gastronómico de Petiscos.

Recorde-se que os vinhos verdes típicos da região têm neste concelho uma produção significativa, dando nome a várias marcas. No concelho de Barcelos, o cultivo da vinha e a produção do vinho encontram-se profundamente enraizados na história e cultura local e, portanto, para além de se deliciarem com a variada oferta gastronómica, os visitantes poderão ainda partir à descoberta dos vinhos de Barcelos nas suas adegas onde o vinho é uma manifestação viva do talento destas gentes deste território.

Em Barcelos, as quintas de vinho empenham-se na constante inovação tecnológica, mas não deixam de ser repositórios deste contexto patrimonial único, onde se recorda o passado, se vive o presente e se projeta o futuro da cultura da vinha, do vinho e do enoturismo.

As inscrições nas atividades acima referidas são limitadas e obrigatórias. Deverão realizar-se através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt ou 253 811 882

 

Imagem: CM Barcelos