//Barcelos e o Vinho
barcelos

Barcelos e o Vinho

Partir à descoberta dos vinhos de Barcelos nas suas adegas é uma forma de descobrir e fruir a região e, igualmente, de interpretar a cultura, os costumes e tradições das gentes do concelho.

 

Concelho

No coração do Minho, com uma área de 378,9 km², dividida sensivelmente a meio pelo rio Cávado. População de 120 mil habitantes

 

Região

Integra a Região Demarcada dos Vinhos Verdes, na sub-região do Cávado. A paisagem é moldada por colinas de solos maioritariamente graníticos.

Barcelos, território onde a vinha, o vinho e o mundo rural são antes de mais parte da sua identidade, onde a cultura popular e as tradições, o traje, o artesanato e as romarias são elementos diferenciadores.

 

Vinho

A produção de vinho na região perde-se na bruma dos tempos e resulta da intensa ligação à natureza, que teve como consequência a produção de um néctar único e diferenciado – O Vinho Verde.

O Vinho Verde é um dos mais fascinantes e notáveis vinhos portugueses. As suas curiosas características tornam-no inconfundível, independente de ser branco, tinto ou rosé, é sempre leve, fresco, pouco calórico e delicadamente frutado.

A produção de vinho é em Barcelos uma importante fonte de vida proporcionada pela dedicação dos produtores, pelas quintas e formas de cultivo da vinha que guardam a tradição como um ato cultural, onde o enoturismo e a gastronomia associada a produtos de excelência têm conquistado adeptos em Portugal e no mundo.

Os vinhos brancos são ligeiramente ácidos e de aromas cítricos. Predominam as castas Arinto, Trajadura e Loureiro, que é a forte identidade do território. O Vinhão é a principal casta dos tintos, produzindo vinhos intensos e frutados.

 

Gastronomia

O bacalhau, a lampreia, o polvo, os rojões, as papas de sarrabulho, o arroz pica no chão, a vitela assada, o cozido e, claro, o galo assado à moda de Barcelos, são a identidade da nossa tradição.

 

Oferta Enoturística

O Vinho Verde

É um dos mais fascinantes e notáveis vinhos portugueses. A sua originalidade na região de Barcelos resulta das características do solo, do clima e da peculiaridade das castas e da arte do cultivo da vinha.

É um vinho leve, fresco, pouco calórico e delicadamente frutado. Uma excelente proposta para ser servida como aperitivo ou como acompanhamento de qualquer refeição principal. Na região produzem-se ainda excelentes espumantes, vinagres, aguardentes e bagaceiras.

 

Rota dos Vinhos de Barcelos

É para ser vivida intensamente. São muitas as Quintas e Adegas que abrem as suas portas aos visitantes, entre as quais: Adega Coop. Barcelos; Quinta de Balão; Quinta de Paços; Quinta do Tamariz; Caves Campelo; Vinha dos Nove.

 

Feiras e Eventos

 

Rota da Vinha e do Vinho

Rotas de visita promocional e turística a quintas de vinhos do concelho de Barcelos.

 

Barcelos, Branco e Tinto

Ação de formação, conhecimento e sensibilização sobre os Vinhos produzidos no concelho.

 

Mostra de Vinhos de Barcelos

Evento promocional dos vinhos de Barcelos que anualmente integra a Mostra de Artesanato e Cerâmica.

 

Rainha das Vindimas

Projeto que tem por objetivo a difusão da cultura, folclore e identidade vínica do território.

 

Fotografia: CM Barcelos