Maria Rueff, na arte e na cultura; Dino Alves, na moda; Ricardo Costa, na gastronomia; Sandro Alves, na dupla investigação e ciência; e Sérgio Conceição, no desporto.
Na cerimónia ‘Bairrada – No Sentido dos Sentidos’, o destaque foi a nomeação dos ‘Embaixadores Bairrada’, com o primeiro discurso a caber a Maria Rueff, que recordou e elogiou o seu pai e avô, ambos de Cantanhede. Emocionada, fez questão de frisar que tem um carinho muito grande por esta terra, onde viveu e estudou. “Francamente faltava-me esta medalha, porque quando as nossas raízes começam a ir embora parece que a pessoa fica cada vez mais com necessidade de regressar a casa. Muito obrigada por me terem trazido esse lado que eu já perdi, mas que guardo no coração, sempre. Aliás, tenho em Cantanhede os meus últimos ‘7 Palmos de Terra’!”, afirmou a humorista e actriz.
Dino Alves agradeceu a distinção como ‘Embaixador Bairrada’, região onde nasceu, cresceu e viveu até aos 18 anos. “Foi com muito orgulho que aceitei representar esta terra, onde apesar de eu já não viver há 25 anos, continuo a ter as minhas raízes, a minha família e é onde está parte da minha história. Neste momento vivo em Lisboa onde, como foi dito, desenvolvo uma carreira como criador de moda, mas mantenho sempre uma ligação a Anadia, mais exactamente (…) algumas das peças das minhas últimas criações são confeccionados no atelier de uma costureira fantástica de Anadia.”. Terminou dizendo que não é muito conhecedor de vinhos, mas que a partir de agora vai sempre dizer que os Bairrada são os melhores!!
As palavras do aveirense Ricardo Costa focaram-se na gastronomia, não fosse ele chef. Considerou esta nomeação como uma oficialização, uma vez que se considera desde há muito um ‘Embaixador Bairrada’; prova disso é a presença de caldeiradas, chanfanas e leitões – “à minha maneira, como é óbvio!” – nas suas ementas. Destacou o facto do jantar ter sido confeccionado pelo seu colega de profissão, Vítor Dias, e antigo colega de carteira.
Extremamente contente e agradecido, o cientista Sandro Alves – o mais premiado português nesta área – foi parco em palavras, tendo optado por não ler o discurso que tinha preparado. Foi o primeiro a chegar e o último a sair, o que revela o quão embrenhado esteve no momento que o distinguiu como ‘Embaixador Bairrada’. Referiu o prazer imenso que isso lhe deu, acrescendo a responsabilidade que agora tem para com a sua região.
Por razões pessoais, o treinador de futebol Sérgio Conceição não conseguiu estar presente, mas fez-se representar pela amiga Licínia Ferreira, proprietária do restaurante Rei dos Leitões, na Mealhada, onde o desportista tem casa.
Uma iniciativa da Associação Rota da Bairrada e da Comissão Vitivinícola da Bairrada, cujos presidentes – Jorge Sampaio e Pedro Soares, respetivamente – subiram ao palco para dar as boas-vindas, agradecer a presença de todos, em especial dos ‘Embaixadores Bairrada’, e dizer que esta é uma iniciativa para se repetir por muitos e bons anos. Ou não seja a ‘Bairrada’ uma terra que se move ‘No Sentido dos Sentidos’….
Embaixadores Bairrada: da moda à arte de fazer rir; da gastronomia à ciência e ao desporto
Maria Rueff, Humorista e Actriz
Nasceu na cidade da Beira, em Moçambique e, ainda criança, rumou para Cantanhede, terra do pai.
Dino Alves, Criador de Moda
Apelidado como o “enfant-terrible” da moda portuguesa, Dino Alves nasceu em 1969, em Arcos, freguesia de Anadia.
Ricardo Costa, Chef de Cozinha
Aveiro é a cidade-berço do chef de cozinha do restaurante do hotel vínico The Yetman, em Vila Nova de Gaia.
Sandro Alves, Cientista
Nasceu em 1979, na Mealhada.
Sérgio Conceição, Treinador de Futebol
O futebol é o seu mundo, mundo esse que começou bem cedo, na Académica de Coimbra, cidade que o viu nascer no ano de 1974.