//Baião e o Vinho
baiao

Baião e o Vinho

Baião produz um vinho único,  da casta Avesso, que diversos produtores cultivam como uma verdadeira arte, numa região onde já começaram a dar provas de excelência os espumantes naturais.

Nas encostas de permeio, marcadas por vales “poderosamente cavados”, onde serpenteiam algumas linhas de água como as do Ovil, de Valadares, do Zêzere e do Teixeira, desenha-se o concelho cuja paisagem tanto encantou o nosso mais famoso romancista do século XIX, Eça de Queirós, ao ponto de escrever uma verdadeira bíblia portuguesa do património ambiental: “A Cidade e as Serras”.

 

Concelho

Localiza-se no limite interior Este do Distrito do Porto, integrando a Circunscrição Florestal do Norte e o Núcleo Florestal do Tâmega.

Baião é o concelho com maior percentagem de área verde e floresta em todo o distrito do Porto e possui no seu território recursos naturais de rara beleza, como a Serra da Aboboreira, a Serra do Marão, a Serra do Castelo de Matos ou os rios Douro, Teixeira e Ovil.

 

Região

Em relevo bastante irregular recortado por vales por onde escorrem abundantes cursos de água. O ponto mais alto está na Serra do Marão (1416 m).

 

Vinho

Estas terras produzem um vinho único no mundo. Aroma frutado, baixo teor de acidez e graduação alcoólica quanto baste: o vinho da casta Avesso, que tem a virtude de fazer bem ao corpo, mas de entrar também na alma ‘mais do que qualquer poema ou livro santo’.

 

Gastronomia

Nos sabores da cozinha tradicional encontramos o anho assado com arroz do forno, a posta de vitela arouquesa (raça autóctone) e o fumeiro tradicional. O doce mais famoso é o Biscoito da Teixeira.

 

Oferta Enoturística

 

Casa do Lavrador – Museu Rural e Etnográfico

É mais do que uma herança de tradições e memórias: ainda hoje se podem partilhar aqui vivências, sons e sabores com raiz na história coletiva local. Este espaço reúne demonstrações autênticas das fainas agrícolas mais relevantes e apresenta o maior requinte da gastronomia tradicional.

 

Centro Interpretativo do Vinho e da Vinha

Instalado no Mosteiro de Santo André de Ancede cuja história esteve desde sempre relacionada com a produção e comercialização de vinho. O grandioso edifício dos celeiros e da adega, juntamente com o lagar, formam hoje o espaço do Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho, onde o visitante poderá conhecer o ciclo da vinha e do vinho, a história deste Mosteiro, a funcionalidade dos espaços e a Quinta, onde se encontram 20 painéis, em mosaico natural, com os Mistérios da Vida de Cristo.

 

A Serra da Aboboreira e o Rio Douro

Para que conheça melhor esta maravilhosa região, fruto de um passado histórico que deixou para as gerações vindouras monumentos milenares, palacetes, quintas e igrejas repletas de preciosidades, a Câmara Municipal disponibiliza dois circuitos turísticos que desvendam estes dois tesouros locais.

 

Feiras e Eventos

 

Festival do Anho Assado e do Arroz do Forno

Evento marca o ponto alto do verão por terras de Baião no que à boa gastronomia diz respeito. O protagonista da festa é o anho assado, um manjar que em Baião é confecionado por mãos sábias e com ingredientes de grande qualidade.

 

Feira do Fumeiro, do Cozido à Portuguesa e dos Vinhos

Para apreciadores do fumeiro e da boa gastronomia baionense. A Feira passou a estender a sua temática também aos vinhos verdes de Baião, que passaram também a merecer um destaque especial.

 

Festas Concelhias e de S. Bartolomeu

Com um cartaz muito diversificado, abrange música popular, folclore, feira de artesanato ou o concurso da raça arouquesa.

 

 

In: Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal, edição da AMPV – Associação de Municípios Portugueses do Vinho.

Publicação no Jornal dos Sabores numa parceria com a AMPV

 

Imagem: CM Baião