//Bacalhau de coentrada

Bacalhau de coentrada

Sabendo da preferência do Chefe por bacalhau, Filipa Vacondeus dedicou-lhe este prato.

Filipa Vacondeus faleceu a 6 de janeiro de 2015, meses antes da morte do amigo Chefe Silva. Em 2008, para a biografia, dedicou-lhe esta iguaria.

Ingredientes
4 lombos de bacalhau bem demolhadas; 1 kg de batatas novas; 1 pão grande tipo alentejano; 2 dl de azeite; 1 molho grande de coentros; 4 dentes de alho; 1 ou 2 queijos de ovelha; 4 ovos e sal.

Preparação
Esmague muito bem os coentros picados, 1 pitada de sal grosso e os alhos até fazer uma pasta. Leve um tacho ao lume com esta pasta, junte o azeite e deixe começar a fritar. Junte a água (já a ferver), introduza o bacalhau e baixe o lume para o bacalhau cozer mas sem ferver. Escorra-o logo que esteja cozido e reserve o caldo. Corte o pão, em pedaços, para um tacho e escalde-o com a água da cozedura do bacalhau. Leve agora novamente ao lume e desfaça o pão com uma colher de pau. Antes de servir, escalfe os ovos neste caldo, junte o queijo cortado em quartos e os lombos do bacalhau cozido, depois de limpo de peles e espinhas e lascado.

 

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa (Quinta do Lagar Novo branco 2018)
A frescura e acidez da Arinto, as notas de flores brancas da Marsanne e os aromas florais e frutados típicos da Viognier conjugados neste branco são, no seu conjunto, as características ideias num vinho recomendado para o bacalhau de coentrada com queijo de cabra da célebre cozinheira Filipa Vacondeus.
Quinta do Lagar Novo branco 2018
(www.quintalagarnovo.pt)

 

Patrocínio:

(25% do valor do patrocínio é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)

Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/

Recorde Filipa Vacondeus no artigo que assinala, a 6 de janeiro, a data da sua morte.
Aqui:https://jornalsabores.com/recordar-filipa-vacondeus/

Receita confecionada por alunos e formadores da ACPP – Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal e fotografada por António Cabral.