//Bacalhau com cerejas e Truta do Paul

Bacalhau com cerejas e Truta do Paul

Mais duas propostas integradas na ‘Carta Gastronómica da Estrela Sul’, um território localizado, como o nome indica, a sul da Serra da Estrela.

A ADERES, associação que editou em livro este levantamento gastronómico, optou por indicar informações de confeção sem rigor de receituário pois “era assim que se fazia”.

Bacalhau com cerejas
Criado em 2006 por Isabel Felizardo o bacalhau com cerejas é um prato que vem enriquecer a oferta gastronómica de Silvares e de toda a região. A este peixe dos mares frios do norte tão usado na gastronomia portuguesa foi acrescentada a cereja, um fruto de polpa macia e suculenta, com grande implantação no concelho do Fundão.

Para este prato deve usar-se uma boa posta de lombo de bacalhau que depois de frita leva uma cebolada por cima. Antes de servir é regado com um molho de cerejas com alguns frutos. O doce dos frutos, em contraste com o ‘salgado’ do bacalhau, resulta numa excelente experiência de sabores.
Fora de época a cereja fresca pode ser substituída por frutos ultracongelados.

O prato apresentado foi confecionado no Restaurante «A Pedra do Lagar» em Silvares

 

Truta do Paul
A Truta, pertencente à mesma família do salmão (Salmonidae), tem o seu habitat natural nos rios e ribeiras das montanhas altas com águas frias e bastantes oxigenadas.
A truta possui um alto valor nutritivo, com elevado teor de proteína, cálcio, fósforo, sais minerais e vitaminas. Apresenta também ácidos graxos do tipo Ómega-3 e baixo teor de calorias, o que a torna uma boa opção para dietas de emagrecimento e na redução do colesterol mau (LDL).

Para a truta à moda do Paul o peixe, depois de arranjado, leva sal e vai a grelhar.
Temperado com molho de manteiga e limão, acompanha com batatas e legumes.

O prato apresentado foi confecionado no Restaurante «O Helder» em Paul.

Desde 2018 existe, nesta freguesia da Covilhã, a Confraria da Truta do Paul que pretende divulgar a tradição gastronómica, mas também contribuir para a urgente e necessária preservação desta espécie naquela região.