“Vila de Rei dedica-lhe o ‘Bacalhau à Vila de Rei’, receita concebida pelo próprio e gentilmente doada ao nosso concelho”.
(Câmara Municipal de Vila de Rei)
Ingredientes:
3 postas de bacalhau demolhado (crescido); 2 cebolas grandes; 2 dentes de alho; 80 gr de azeitonas Pretas; 1 kilo de batatas; 0,5 dl de azeite; Óleo q.b. para fritar as batatas; pão ralado, ou queijo seco da região ralado q.b.
Para o Creme
50 gr de margarina; 100 gr farinha de trigo; 1litro de leite; sal, pimenta e noz moscada q.b.
Preparação:
Na véspera
Enxugue e asse o bacalhau, de preferência na chapa quente, para o ‘marcar’ sem passar muito. Retire-o da chapa, lasque-o e limpe-o de peles e espinhas. Regue com o azeite e os dentes de alho picados. Reserve numa tigela e deixe repousar de um dia para o outro.
No dia seguinte
Descasque as batatas e corte-as em rodelas de 3 cm de espessura. Lave, escorra, frite e tempere-as com sal. Reserve. Descasque e lave as cebolas e corte-as em rodelas finas. Misture na tigela do bacalhau as cebolas e as azeitonas. Disponha camadas alternadas de bacalhau e batatas. Alise bem e reserve.
Para o creme
Leve ao lume a margarina até derreter. Junte a farinha e mexa bem até que fique totalmente envolvida na margarina. Junte o leite quente aos poucos, mexendo sempre até engrossar. Tempere com a noz-moscada, o sal e a pimenta. Verta este creme por cima do bacalhau. Polvilhe com pão ralado ou queijo e leve ao forno forte até que fique coradinho. Retire do forno e siva decorado a gosto.
Vila de Rei
é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, região do Centro e sub-região do Médio Tejo. É sede de um município com 192 km² de área e cerca de 3500 habitantes.
Sugestão ‘Vinhos de Lisboa’, para acompanhar este prato:
DORY Reserva Branco 2018
Um dos grandes brancos da Região de Vinhos de Lisboa. É um vinho fresco, vibrante e complexo, pleno de mineralidade, intenso e com a madeira muito bem integrada. Perfeito para acompanhar queijos de pasta mole, bacalhau no forno e outros peixes gordos.
Patrocínio:
Do valor dos patrocínios, 25% é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.
You must be logged in to post a comment.