//Bacalhau à D. Blondina

Bacalhau à D. Blondina

Receita de bacalhau ‘cozido em leite’ dedicada ao Chefe Silva

Luísa Calado, subdiretora de Programas do Centro de Produção do Norte da RTP, escolheu esta receita para integrar a Biografia do Chefe Silva “em homenagem à minha Mãe e a Aveiro” como referiu.

Bacalhau à D. Blondina para 4 pessoas

Ingredientes:
4 postas de Bacalhau; 1 kg de batatas; 1 cebola; 1 dl de azeite; 1 ovo; noz-moscada qb; leite qb; pão ralado qb; sal e pimenta qb.

Confecção:
Depois de demolhado, coza o bacalhau em leite. Lave as batatas e coza-as em água temperada de sal. Descasque e lave a cebola e corte-a em rodelas finas. Cubra o fundo de um pirex com cebola e disponha por cima as postas de bacalhau.
Descasque as batatas e corte-as aos quartos. Passe-as por pão ralado e disponha à volta. Numa tijela misture o azeite com o ovo. Tempere com noz-moscada, sal e pimenta a gosto. Regue o bacalhau e as batatas com este molho e leve ao forno pré-aquecido a 200º C até que fique gratinado. Retire do forno e sirva decorado a gosto.

 

 

Harmonização sugerida pelos Vinhos de Lisboa – Quinta do Pinto Viognier Chardonnay 2018
Os aromas florais e frutados da casta Viognier, com ligeiras notas de especiarias, e as notas de prova da Chardonnay, da qual sobressaem a fruta exótica e a sua acidez enaltecem, no seu conjunto, a frescura e a jovialidade perfeitas para harmonizar com este prato de forno feito com bacalhau.
Quinta do Pinto Viognier Chardonnay 2018
(www.quintadopinto.pt)

 

 

Patrocínio:

(25% do valor do patrocínio é atribuído à área de Formação da ACPP – Associação de Cozinheiro Profissionais de Portugal, de que o Chefe Silva foi um dos fundadores.)

Nota – As Receitas dos Amigos do Chefe Silva integram a ‘Biografia do Chefe Silva’ editada em livro em 2008 e publicada agora em capítulos semanais no Jornal dos Sabores.
https://jornalsabores.com/category/gastronomia/chefe-silva/